Audiência na Assembleia debate fechamento de zonas eleitorais

O possível fechamento de zonas eleitorais no Paraná será debatido em audiência pública nesta quarta-feira (dia 21), às 9h30, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, participará da reunião que tem o objetivo de mobilizar lideranças políticas e representantes da sociedade organizada para pressionar o Tribunal Superior (TSE) para manter a atual estrutura de atendimento da Justiça Eleitoral.

Pela proposta do TSE, serão reduzidas cerca de 100 das atuais 206 zonas eleitorais no Estado, atingindo 195 municípios. Com isso, moradores de cidades menores terão de se deslocar a centros maiores quando precisarem de serviços da Justiça Eleitoral. “O fechamento prejudica o cidadão, afasta ainda mais o Judiciário da população”, diz o deputado estadual Tercilio Turini, um dos organizadores da audiência juntamente com os deputados Evandro Araújo, Marcio Pacheco, Tiago Amaral, Claudio Palozi e Luis Conti.

No final de maio, esse mesmo grupo de parlamentares já manifestou preocupação com a desativação das zonas eleitorais, após alerta do presidente do TRE-Paraná. Prefeitos, vereadores, juízes eleitores e representantes da OAB e de partidos políticos de diversos municípios paranaenses devem participar da audiência pública na Assembleia Legislativa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS