Projeto Aurora da UENP beneficiará população idosa de Cornélio Procópio

 





431970ab-53b4-48f0-b974-0225a750a5d5.jpg

720ce8df-328e-49f8-8a51-5d2ff1a6780d.jpg

O Campus de Cornélio Procópio (CCP) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) lançou neste mês de  novembro, o Projeto Aurora. Vinculado à Companhia de Habitação do Paraná (COHAPAR) e elaborado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com apoio da Prefeitura de Cornélio Procópio, o programa de extensão, voltado à saúde e ao bem-estar, beneficiará 40 idosos que viviam em situação de vulnerabilidade social no município.

O projeto será desenvolvido no Condomínio Residencial Zulmira Machado Badaró de Cornélio Procópio. De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da UENP, Rui Gonçalves Marques Elias, uma equipe formada por professores e alunos bolsistas atuarão semanalmente no espaço desenvolvendo ações multidisciplinares que proporcionem às pessoas idosas uma vivência positiva do envelhecimento por meio de diferentes atividades.

“Com esse projeto de extensão, inserimos os estudantes na prática e os maiores beneficiados serão os moradores do condomínio que terão as atividades de enfermagem, assistência social, biologia, saúde, entre outras. Ou seja, várias áreas de interesse dos idosos para que tenham um melhor bem-estar”, afirma Rui.

A proposta será coordenada pela diretora do CCP, Vanderléia da Silva Oliveira, e contará com envolvimento dos professores Rodrigo Poletto, Luiz Gazal, Dhiego Ferreira e Emanuele Galvão, do curso de Ciências Biológicas; Edna Ktakura e Miriam Alarcon, do curso de Enfermagem; Ana Paula Brandileone, de Letras; e Ivone Pingoelo, de Pedagogia.

Vanderléia explica que a ação a ser desenvolvida no condomínio para pessoas idosas terá duração de dois anos e atenderá às políticas públicas previstas no Programa Viver Mais Paraná. “A iniciativa deve oferecer mais qualidade de vida por meio do atendimento periódico nas áreas de saúde e assistência social, além do estímulo à prática coletiva de atividades físicas, culturais e de lazer”, elucida.

Ainda de acordo com Vanderléia, as ações estarão voltadas ao bem-estar dos idosos, auxiliando-os em atividades de leitura, cultura, de educação ambiental, cuidados com horta, dentre outras. “As ações serão individuais e em grupo, com encontros semanais. Os projetos se revezam entre encontros, de modo a garantir diversidade de abordagem e temas de trabalho, permitindo atendimento multidisciplinar para as pessoas idosas residentes do condomínio”, completa.

No lançamento da iniciativa, a prefeita em exercício de Cornélio Procópio, Angelica Olshanesck, afirmou que o Projeto Aurora propiciará uma troca de experiências entre os bolsistas, professores e residentes do condomínio. “Será a primeira experiência deles enquanto profissionais e a experiência de vida dos idosos, porque essas bagagens trazidas por eles são enriquecedoras”, ressalta.

A aposentada Josefina Pereira dos Santos, de 65 anos, pagou aluguel por 44 anos e decidiu morar no condomínio de idosos pelos benefícios que o local oferece. “As opções de lazer que temos são inúmeras. Cuidamos da nossa horta comunitária, pescamos na represa, além das refeições e eventos que movimentam nossos dias. Peguei a chave em 16 dezembro do ano passado e, um ano depois, sou bem mais feliz e realizada”, agradece a moradora.

Participaram também da solenidade de lançamento do Projeto Aurora o diretor e vice do Campus Luiz Meneghel da UENP, Ricardo Castanho Moreira e Ademir Zacarias Junior; o diretor de Extensão da UENP, José Antonio Marcelino; o coordenador e o chefe do Escritório Regional da COHAPAR, Vagner Orias e Lucio Henrique Bonacin; a assistente social da 18ª Regional de Saúde de Cornélio Procópio, Wania Fioravante; a secretária da Mulher, da Criança, da Juventude e do Idoso, Maria Gabriele Druzini; e o presidente do Conselho Municipal da População Idosa, Silvio Victor.

Viver Mais Paraná

O “Viver Mais Paraná” é uma modalidade do programa estadual de habitação voltado ao atendimento de idosos com renda de um a seis salários mínimos. Em parceria com as prefeituras, a COHAPAR contrata construtoras via licitação para a construção de condomínios horizontais fechados, com 40 moradias cada, para casais ou pessoas solteiras, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer. (UENP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS