SEMANA SANTA EM LONDRINA: Santuário divulga programação da Semana Santa com missas, adoração e procissões

 Santuário divulga programação da Semana Santa com missas, adoração e procissões

A Igreja Católica celebra, a partir do próximo domingo (24) o conjunto de celebrações mais importantes de toda a sua liturgia ao longo do ano: a Semana Santa, que se inicia com as missas do Domingo de Ramos e finalizam com a Páscoa, a ressurreição de Cristo, momento central e ápice da fé cristã. No Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova em Londrina, diversas atividades estão programadas, sejam elas dentro do tempo, sejam fora, em procissões e missas campais. “A Casa da Mãe Aparecida é a casa de todos os seus filhos, por isso, todos estão convidados a participarem conosco”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário.

 

Domingo de Ramos

O domingo (24), quando se celebra a entrada triunfal de Cristo, montado num burrinho, em Jerusalém, é marcado pelo tradicional Domingo de Ramos. No Santuário, haverá duas missas campais, na praça em frente: uma às 9h e outra às 16h. As duas missas serão iniciadas com uma procissão, cuja saída será da Escola Mundo Encantado (R. Itajaí, 362) até chegar à praça. Se chover torrencialmente, as atividades serão transferidas para dentro da igreja. Se for uma chuva rápida de verão, haverá bênção na praça. A organização pede que, em todo o caso, as pessoas tragam guarda-chuva para se protegerem da chuva e também do sol, além de utilizarem protetor solar e repelente, assim como garrafinhas de água.

 

Terça-feira Santa

Na terça-feira (26), não haverá missa no Santuário, porque a Arquidiocese de Londrina realizará a missa dos Santos Óleos, a partir das 19h30, reunindo todas as paróquias e comunidades. A única missa realizada na terça-feira no Santuário será às 7h.

 

Quarta-feira

Na quarta-feira (27), segue a tradicional programação da Quarta da Padroeira. A primeira missa é realizada às 7h. Depois, às 10h (com transmissão pelo Youtube da TV Evangelizar), às 15h e às 19h, seguida de via sacra. Nas missas da 7h, 10h e 15h, reza-se a novena perpétua a Nossa Senhora Aparecida. Durante todo o dia, os fieis podem frequentar o bazar, comprar itens religiosos, acender uma vela no velário, visitar a Sala de Promessas e se confessar. As confissões são realizadas das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

 

Quinta-feira Santa

Na quinta-feira (28) é a celebração da instituição da Eucaristia, conhecida também como lava-pés, quando Cristo levou os pés de seus discípulos. A liturgia já celebra as últimas horas de Jesus. No Santuário, a missa tem início às 20h e 12 pessoas da comunidade serão convidadas para representarem os discípulos de Jesus na hora do lava-pés.

 

Sexta-feira Santa

Este é o único dia em que não há a consagração da Eucaristia nas missas, em memória da morte e paixão de Jesus Cristo, de sua crucificação. O dia no Santuário começa de madruga: a partir das 4h, haverá a reza do terço. Às 6h inicia-se o revezamento de adoração ao Santíssimo Sacramento, feito pelas pastorais. Haverá confissões entre 8h e 11h. às 9h está programada uma via sacra com a catequese, saindo da igreja para o entorno das ruas no bairro. Às 13h tem adoração com novena e terço em preparação para a Festa da Misericórdia, que será domingo, 7 de abril. Às 15h tem início a Celebração da Paixão, seguida de procissão e terço do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores.

 

Sábado Santo

No sábado (30), a Vigília Pascal antecede o Domingo de Páscoa da ressurreição de Cristo. É a celebração festiva mais importante da liturgia católica. No Santuário, terá início às 19h.

 

Domingo de Páscoa

No domingo (31), haverá missa às 9h, 16h e 18h30. Antes da missa das 9h, o Santuário realiza a tradicional procissão do encontro: mulheres saem de um lado das ruas do bairro, carregando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, e os homens saem do outro, carregando a imagem de Cristo ressuscitado. No fim, eles se reencontram no Santuário.

 

 



FOTO: Jihana Rosa

Crédito: Melina Caldani/Divulgação

 

Bate-papo gratuito e aberto ao público discute construção da imagem pessoal da mulher

O autoconhecimento que se desenvolve em uma imagem pessoal e um estilo, transmitindo uma mensagem. Essa é a pauta da roda de conversa com a jornalista Jihana Rosa, especialista em negócios de moda e consultora de imagem e estilo há mais de 13 anos. Ela é a convidada do Londrina Norte Shopping para esse bate papo gratuito e aberto ao público, que será na próxima terça-feira (19), a partir das 19h30. A ação faz parte da programação que celebra o Dia Internacional da Mulher, data lembrada no dia 8 de março.

 

“A imagem pessoal é responsável por 85% da percepção do outro sobre a gente. É ela quem comunica mensagens de estilo e de vida, tanto pessoal quanto profissional. A mulher que se conhece de dentro pra fora consegue ter um brilho diferente no olhar. E tudo isso muda na percepção dos outros sobre ela”, ressalta Jihana Rosa. De acordo com ela, a conversa vai girar sobre temas relacionados à construção de uma imagem alinhada com as expectativas e objetivos de vida de cada mulher.

 

Jihana explica ainda que é possível chegar a um diagnóstico de estilo e imagem a partir das informações que cada mulher tem dentro de si, dos valores e da essência de cada uma. “Depois, traduzimos em um diagnóstico de estilo, de mensagem que ela pode transmitir, coordenar com cores, modelagem e acessórios. Esse todo vai criar a imagem que ela precisa”, diz a especialista. “O fortalecimento dessa imagem como marca pessoal traz auto estima e segurança”, completa.

 

Atividades

Outras atividades estão programadas como uma conversa sobre fotos e vídeos pelo celular, no dia 27 de março, 19h30, com Melina Caldani, que também é a autora da exposição “Mulheres da Nossa Vida”, em cartaz até o dia 31 de março. Nesse mesmo dia, às 16h30, um bate papo deve reunir mulheres para falar sobre os assuntos relacionados ao cotidiano feminino. “Essa programação comemorativa e alusiva ao Dia da Mulher tem o objetivo de contribuir com as discussões acerca do empoderamento feminino, do posicionamento da mulher na sociedade, de um espaço que deve ser ocupado”, avalia Sabrina Matos, gerente de marketing do Londrina Norte Shopping.

 

Londrina Norte Shopping

O Londrina Norte Shopping é o maior centro de compras, serviços e lazer da zona norte de Londrina e um dos maiores da cidade, localizado na R. Américo Deolindo Garla, 224. Fundado em 2012, possui 32.678,29 metros quadrados de área bruta locável e atua com 180 operações entre âncoras, megalojas, lojas satélites, quiosques e empreendimentos gastronômicos. O estacionamento é gratuito de segunda a sexta até às 14h (exceto feriado). Após esse horário e aos finais de semana, tarifa única de R$ 6. e tem 1.748 vagas, sendo 1.484 para carros e 264 para motos. O empreendimento funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 14h às 20h.

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS