ESPORTES: Jacarezinho já se prepara para fase regional dos Jogos Escolares

 Jacarezinho já se prepara para fase regional dos Jogos Escolares

O município de Jacarezinho já se prepara para a fase regional dos Jogos Escolares que terão início na próxima sexta-feira, 3. Nesta fase serão 12 municípios (Abatiá, Andirá, Barra do Jacaré, Cambará, Carlópolis, Jacarezinho, Joaquim Távora, Jundiaí do Sul, Quatiguá, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal e Santo Antônio da Platina) que irão enviar seus representantes para a disputa de competições de futsal, handebol, basquetebol, atletismo, xadrez e tênis de mesa.

A cerimônia de abertura acontecerá na sexta-feira, 3, de maio no Ginásio de Esportes Cássio Arantes Pereira. Além do local do evento, também serão palco das competições as quadras do IF, SESC, Colégio Estadual Luiz Setti e a pista de atletismo do Centro de Ciências da Saúde (antiga Faculdade de Educação Física). 

A expectativa é de aproximadamente 1.300 atletas, mais professores, dirigentes, árbitros e equipe organizadora. As equipes vencedoras irão disputar a fase macrorregional na cidade de Cambará em junho com os vencedores dos Núcleos de Educação de Cornélio Procópio, Ibaiti e Wenceslau Braz.

“Tenho a certeza que será um grande evento em nossa cidade. Irá receber atletas de toda a região movimentando o cenário esportivo e também fomentando o comércio local”, comenta Marcelo Palhares. A edição de 2023 aconteceu na cidade de Cambará.

A edição 2024 dos Jogos Escolares do Paraná (Jeps), que começa em 3 de maio, vai comemorar, também, os 70 anos de existência da competição. Um dos mais tradicionais eventos esportivos promovido pelo Governo do Estado, os Jeps reúnem atletas de 12 a 17 anos, alunos de escolas estaduais, municipais e particulares em disputas de futsal, atletismo, basquetebol, voleibol, handebol e xadrez (além de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e golf7, disputados apenas nas fases finais).

(TEXTO: MARCOS JÚNIOR - FOTOS: BRUNO DUARTE)


Primeira fase define classificados na fase regional dos Jogos Bom de Bola


Por Marcos Júnior - Ribeirão do Pinhal

Foram três dias de várias partidas disputadas na fase regional do 4º Paraná Bom de Bola nas cidades de Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima e Santo Antônio do Paraíso. As redes balançaram 149 vezes durante as partidas que definiram os classificados em busca do título.



Na categoria 50+ as equipes de Ribeirão do Pinhal, Nova Fátima, Bandeirantes e Andirá se enfrentam em turno único. Já no masculino do sub 16 os classificados são: Bandeirantes, Jacarezinho, Quatiguá e Santo Antônio da Platina. Na categoria sub 20 os classificados são: Nova Fátima, Figueira, Santo Antônio da Platina e Jacarezinho.



As partidas que irão definir os representantes da fase regional acontecerão entre os dias 10 a 12 de maio. Eles irão representar o Norte Pioneiro durante a fase macrorregional que acontecerá na cidade de Cornélio Procópio.



Uma situação interessante que pode ser acompanhada durante a competição é a integração de pai e filha de Ribeirão do Pinhal. Antônio Cascata, 44 anos, está realizando competições oficiais há seis anos. “É uma grande alegria poder ter ela junto nesta área”, comenta.

A jovem Karen Larissa Pereira do Nascimento, 24 anos, está pela primeira vez de uma competição oficial. Ela lembra que sempre acompanhou seu pai em jogos e durante a arbitragem. “Sempre tive oportunidade de participar e neste ano pude realizar o curso de arbitragem”, comemora. Ela está realizando o curso de ‘Educação Física’ em Bandeirantes.

Lançado em 2021, o Paraná Bom de Bola é uma competição exclusiva de futebol de campo, disputada em quatro categorias: 15+ feminino, sub-16 masculino, sub-21 masculino e 50+ master. Faz parte dos 11 jogos oficiais do Governo do Estado e é realizado pela Secretaria do Esporte e trabalha dois pilares da Política Estadual de Esportes: a formação de jovens atletas e o esporte para toda vida, destinado a pessoas de 50 anos ou mais. Além disso, engloba futebol feminino, promoção da saúde e turismo, pois movimenta as regiões que recebem a competição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS