EDUCAÇÂO - Secretaria de Cultura Escuta os artistas para a efetivação da Política de Fomento Aldir Blanc

 

fa277c85-ad28-45bb-9c14-f67ab88749f6.jpgf879a6ba-5197-424d-91cb-118714f2c2e5.jpg

 

A Secretaria Municipal de Cultura realizou na noite de segunda-feira, no auditório do Sindicato Rural de Cornélio Procópio, a Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) de Fomento à Cultura. O encontro contou com a presença de diversos agentes culturais da cidade, além do prefeito Raphael Sampaio e do secretário de Cultura, Ruy Sampaio. Esta escuta é uma das etapas da PNAB para viabilizar o repasse de recursos do Ministério da Cultura aos municípios.

A Escuta Pública é um processo em que o poder público e outras instituições abrem espaço para que a população, especialmente grupos específicos como artistas e fazedores de cultura, expressem suas opiniões, necessidades e sugestões sobre decisões e políticas que os afetam. Esse método de participação social visa garantir que as ações governamentais sejam mais democráticas e alinhadas com as demandas da comunidade.

Segundo o secretário Ruy Sampaio, a próxima etapa será a elaboração, pela Secretaria de Cultura, do PAR (Plano de Ação e Responsabilidade), um documento que deverá ser apresentado ao Ministério da Cultura (MinC). O objetivo é detalhar a execução dos recursos, após a consulta realizada com a sociedade civil na reunião. Anteriormente, a Secretaria já havia elaborado o plano de ação e o termo de adesão.

"A escuta realizada em Cornélio contou com a participação ativa dos artistas. Foi um encontro importante para estreitar o relacionamento da Secretaria com a classe artística. Optamos pela escuta presencial para nos conhecermos melhor e ouvirmos as demandas e sugestões para a concretização da PNAB", declarou o secretário.

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura foi criada para consolidar e assegurar ações de fomento à cultura em todo o território nacional. Essa política direciona recursos financeiros da União aos estados e municípios, permitindo que apoiem iniciativas culturais locais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS