PARANÁ SE MOBILIZA PARA AMPLIAR VACINAÇÃO CONTRA GRIPE A


A campanha pela vacinação contra a gripe A para todos os paranaenses, encampada pelo deputado Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), ganha novas adesões a cada dia. Agora, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) pretende reunir esforços para estender a vacinação a pessoas com idade entre cinco a 19 anos de idade. "Afinal, foi o Estado que registrou o maior número de mortes pelo novo vírus", defende Romanelli.

De acordo com a Sesa, a população nesta faixa etária ultrapassa os dois milhões e 300 mil habitantes, que deverão ser imunizadas caso haja doses suficientes. A vacinação deste grupo foi anunciada pelo secretário da Saúde do Paraná, Carlos Moreira Junior.

Já a possibilidade da vacinação contra a Gripe A ser concedida a todos os paranaenses está sendo analisada pelo governo federal. Entretanto, o Ministério da Saúde (MS) já adiantou não ter doses suficientes para imunizar o restante da população. Por isso, agora a Sesa vê a imunização desta faixa etária como uma saída viável para ampliar o combate ao vírus no Paraná.

"Já houve manifestações das mais diversas entidades da área médica, pedindo a vacinação contra a gripe A em todos os paranaenses. Chega de ver as estatísticas de pessoas, que são suscetíveis. Claro, que esses grupos de risco estão sendo vacinados. O importante é que nenhuma ou mais pessoa pudesse estar exposta a esse risco", defende Romanelli.

Mas, na opinião dele, toda ação neste sentido é válida, por isso, no entendimento do deputado a vacinação de paranaenses de 5 a 19 anos pode ser uma forma para imunizar mais pessoas. Para ele, a vacinação de todos impede que as pessoas não vacinadas fiquem mais suscetíveis ao vírus.

A ideia de imunizar todos os paranaenses teve uma vitória num primeiro momento, tendo sido atendida pela 2ª Vara Federal de Curitiba, que concedeu liminar determinando que a vacina contra a gripe A (H1N1) fosse disponibilizada para toda a população do Paraná. A decisão atendeu um pedido do Ministério Público Federal (MPF). Entretanto, o Ministério da Saúde alegou que não teria vacinas suficientes para toda a população.

CASOS - Em 2010, a Secretaria Estadual de Saúde já registrou 373 casos. Desde o início da epidemia, em abril de 2009, já foram confirmados outros 63 mil casos. Destes, 294 doentes tiveram complicações e morreram. As regiões com maior número de casos confirmados são Curitiba e região (15.577) Londrina (9.689), Maringá (7.848), Cascavel (4.575), Cornélio Procópio (3.699), Pato Branco (3.553) e Francisco Beltrão (3.457)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS