SINDIRURAL INCLUI CRIANÇAS CARENTES NA ERA DIGITAL


O Sindicato dos Produtores Rurais de Cornélio Procópio, em uma parceria com a Forlogic Informática, há cerca de três anos, têm disponibilizado às crianças carentes do município um curso básico de informática, possibilitando a inclusão digital notória das crianças, preparando-as para um futuro onde a tecnologia será largamente presente.

Com noções de digitação, produção de textos, planilhas, salvar arquivos e internet, as crianças aprendem uma inovação tecnológica que trazem mudanças nas relações de trabalho, na forma de aprender e de se relacionar com as pessoas, inclusive, exerce influências sobre a economia e a política, além de ser cada vez maior a presença de mecanismos interativos que auxiliem esse processo de inclusão digital.

Há pouco mais de dois meses, o professor Ricardo Prestes vem atendendo a uma sala de 10 alunos, entre 7 e 14 anos, todas as sextas-feiras, das 14h às 16h, na própria sede do Sindirural. Sempre atencioso, Ricardo diz ter ainda um pouco de dificuldade em trabalhar com crianças e que esta experiência vêm agregar valor na sua profissão. “Lidar com pessoas diferentes e de idades diferentes é preciso ter um jogo de cintura. A maioria dos alunos começam do zero. O mais novo, por exemplo, de sete anos, precisa de um cuidado especial, pois ele ainda não domina a leitura, dificultando seu aprendizado, mas todos estão empenhados e interessados em aprofundar o conhecimento na informática”, explicou o professor.

Kawany Aparecida Romano, de 12 anos, já tinha algumas noções de informática, mas o curso vêm melhorando sua digitação. “Meu pai veio até o Sindicato, ficou sabendo do curso e me matriculou. Hoje já aprendi também como usar os símbolos nos textos e vou receber um certificado que vai me ajudar a escolher uma profissão futura. Além disso, o professor nos ajuda muito, com uma aula alegre e divertida”, ressaltou.


Conforme disse o professor, eles aprendem digitação, conhecem o teclado, seus atalhos, aprendem a digitar textos com mais agilidade e a editá-los no Word. “Inclusive, no Excel, eles criam tabelas eletrônicas e no Power Point, slides, possibilitando a produção de uma apresentação de trabalho escolar mais elaborada e criativa. Procuramos prender a atenção deles para a utilização da informática na vida real e como aplicá-la ao dia a dia. É uma experiência única. Ensinamos e aprendemos com eles, ao mesmo tempo”, concluiu Ricardo. Assessoria de Comunicação/Laiz Auriglietti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS