Escola de Governo: Governo em Londrina leva administração estadual a 93 municípios do Norte do PR

Londrina será a sede administrativa do Estado até nesta sexta-feira(11). O termo de transferência da capital foi assinado na manhã desta quinta-feira (10), pelo governador Orlando Pessuti, ao abrir a quarta etapa do Programa de Descentralização do Governo do Paraná. A transferência da capital para Londrina leva para mais perto dos 93 municípios do norte paranaense a estrutura do governo estadual.

As atividades do programa de interiorização na região se iniciaram com a reunião da Escola de Governo, realizada no Teatro Marista, no centro. À tarde, a programação incluiu audiências de Orlando Pessuti com prefeitos da região, na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Ainda na UEL, secretários e diretores de autarquias e estatais despacham com lideranças locais. Na sexta, o governador percorre municípios da região vistoriando, homologando e inaugurando obras.

BALANÇO DAS AÇÕES - Ao abrir a reunião da Escola de Governo, Pessuti enalteceu a importância do Norte do Paraná para o Estado e fez um balanço das principais ações desenvolvidas pelo Governo do Paraná desde 2003, especialmente aquelas direcionadas aos 93 municípios da região. O governador enfatizou os resultados dessas ações e lembrou que a situação é bem diferente daquela encontrada sete anos e meio atrás. Também destacou o apoio recebido do governo federal para a concretização de considerável parte dos investimentos.

Pessuti assinalou, entre as ações, os programas sociais como o Leite das Crianças, a Tarifa Social da Água e o Luz Fraterna. Citou os 94 mil empregos diretos gerados no Norte do Paraná, reflexo das políticas de fomento ao crescimento econômico, como a política tributária (isenção ou redução de ICMS para micros, pequenas e médias empresas e redução do mesmo imposto sobre 95 mil itens de consumo pela população). Falou da recuperação da Copel e da Sanepar e dos investimentos na reconstrução da malha rodoviária do território paranaense.

“Hoje o Paraná é um dos estados que mais promove justiça fiscal e o estado que mais gera empregos no país. É um estado diferente daquele que encontramos em 2003, (que estava nas mãos) daqueles que desmontaram a máquina pública, desconstruíram o papel do Estado como alavanca do desenvolvimento”, declarou o governador. Ainda ao lado de prefeitos da região e deputados estaduais, Pessuti acrescentou:

“Para onde foi o dinheiro da venda de ações da Copel? Como antes a empresa não podia dar lucro e hoje pode? Por que antes a Sanepar aumentava as tarifas e hoje atende 300 mil com a Tarifa Social da Água? Por que deixaram 80% das nossas rodovias destruídas e hoje temos esses 80% em ótimas condições, e reconstruídas sem a cobrança de um centavo de pedágio?”, disse ao público que lotou o auditório do Marista.

Pessuti terminou seu pronunciamento de abertura da Escola de Governo reiterando a importância do fim da multa imposta pela Secretaria de Tesouro Nacional (STN) pelo não pagamento, pelo Estado, de títulos podres absorvidos quando da privatização do Banestado (em 2000). “É uma conquista que conseguimos concretizar depois de anos de luta. O fim da multa está possibilitando estabelecermos as parcerias para obras nos municípios”, assinalou.

Prefeito de Londrina destaca investimentos na região

O prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto, destacou a atuação do Governo do Paraná em prol do município e da região. Segundo o prefeito, os investimentos do Governo do Estado têm sido importantes para combater gargalos econômicos históricos. “O desenvolvimento estratégico promovido pelas ações estaduais foi fundamental para o nosso crescimento. Se hoje somos a segunda maior cidade do estado é graças ao trabalho integrado realizado nos últimos anos.”

Em toda a região Norte do Paraná, foram, nos últimos sete anos, R$ 1,4 bilhão na recuperação de estradas, obras como o Mercado de Arapongas e o Centro Cultural de Apucarana, 37 centros de saúde da mulher e da criança, obras de saneamento em 35 municípios e 9 mil famílias atendidas por casas populares, entre outras ações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS