Espaço Rural será vitrine tecnológica na 13.ª Expocop


A 13.ª Expocop - Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Cornélio Procópio, programada para de 1 a 7 de setembro, terá como principal atrativo da programação oficial o Espaço Rural, uma bem montada vitrine tecnológica com eventos técnicos.

“Tudo está preparado para atender desde o agricultor e trabalhador familiar até o empreendedor rural. São 14 unidade didáticas expositivas e quatro encontros temáticos das principais cadeias produtivas da região”, assegura o engenheiro agrônomo Kleber Geraldo Vieira, gerente regional da Emater. Ele o médico veterinário Carlos Roberto Moreira, chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, coordenam a programação do espaço.

Ao ser concebido em 2002, o Espaço Rural, em um hectare do Parque de Exposições Agropecuárias Arthur Hoffig, se propunha a mostrar como fazer bem as atividades da produção agropecuária da região, que integra 23 municípios. Sua evolução permitiu agregar novas tecnologias e servir de referência nas principais questões envolvendo produtor rural e a produção regional sustentável.

“O meio ambiente vai merecer dois eventos diferentes. A 1.ª Caminhada da Mata São Francisco, será aberta à população, na manhã do dia 5, a partir das 8h. O outro é o encontro de especialistas, técnicos, autoridades e produtores rurais, tratando da Reserva Legal Sustentável, na manhã do dia 3”, destaca Kleber.

Para beneficiar todos os agricultores e trabalhadores rurais interessados nos eventos ou na visita das vitrines tecnológicas, a diretoria da Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio autorizou os organizadores do Espaço Rural a entrada gratuita monitorada com estacionamento dos ônibus e microônibus organizados em excursões municipais da região.

A agenda técnica do Espaço Rural contempla para a tarde do dia 1.º de setembro o encontro sobre Biotecnologia em Citricultura e Perspectivas para o Paraná e visita à Coleção de Plantas Cítricas. No dia 2 pela manhã o assunto é Nutrição Vegetal e Manejo de Culturas de Inverno e na tarde entra o tema Rotação de Culturas com Alternativas de Inverno, culminando às 16h com o 1.º Show Tecnológico Rural. Para a manhã do dia 3, antes da palestra Reserva Legal Sustentável o assunto em pauta será Novos Rumos para o Mercado de Carne.

A participação dos interessados em excursões municipais na programação do Espaço Rural deve ser confirmada nas unidades locais da Emater ou diretamente pelo telefone (43) 3520-3200 com Márcia. As visitas nas unidades didáticas da vitrine, que mostram café, frutas, peixes, cultivo floresta, criações, programas governamentais dentre outros temas, podem também fazer parte das excursões municipais, que devem ser agendadas. AE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS