Dengue Prefeito Amin quer a população envolvida na prevenção contra o mosquito


 Autoridades sanitárias manifestam preocupação pelo avanço da doença que já tem 28 casos confirmados e 120 suspeitos

O prefeito de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, reuniu a imprensa na manhã de sexta-feira (04) em seu gabinete para pedir à população que auxilie as autoridades sanitárias do município a combater o mosquito da dengue. A situação, segundo ele, exige uma mobilização geral da sociedade face ao avanço da doença que já tem 28 casos confirmados e outros 120 notificados (suspeitos). Ao lado da diretora do Departamento Municipal de Saúde, enfermeira Alexsandra Mariucci, fez um apelo para que a comunidade participe da campanha.

”Nós temos pessoas trabalhando desde as 5 da manhã  em todos os cantos da cidade para poder enfrentar esse problema. É muito importante que a população nos ajude fazendo a sua parte. Nós queremos que esse problema seja estancado de imediato. Já mobilizamos toda a prefeitura, sem nenhuma exceção, começando por fazer o ‘dever de casa’, cuidando de nossos quintais, da prefeitura, da garagem, do cemitério e dos prédios públicos em geral. Simultaneamente, estamos pedindo para que a população tome todas as cautelas necessárias”, conclamou.

Por parte da prefeitura, algumas medidas já estão sendo adotadas em caráter de urgência, principalmente com relação à limpeza de terrenos. As chuvas que caíram nos últimos dias favoreceram o crescimento do mato em terrenos baldios e a conseqüente proliferação do mosquito. Isso vinha acontecendo principalmente em áreas às margens da via férrea, sem que a ALL (América Latina Logística), que detém o domínio da via, providenciasse a roçada. Agora, o trabalho já está sendo feito por funcionários da prefeitura.

Entretanto, esse trabalho, segundo a diretora de Saúde, não é o suficiente. Para ela, o mais importante é a conscientização da população. “A nossa orientação tem sido no sentido de que as famílias mantenham o seu quintal sempre limpo. Isto é o principal nesta campanha porque um descuido pode afetar também outras famílias”, alertou. Exemplificou que, se o mosquito infestar uma residência, há a necessidade de se fazer um bloqueio de 320 metros em volta desta localidade.

De acordo com ela, alguns dos cuidados que a população deve tomar são vistoriar cada espaço do quintal a fim de detectar a presença de recipientes que possam acumular água. Até mesmo uma tampa de garrafa acumula água e se transforma em criadouro; adotar cuidados com plantas, como as bromélias por exemplo, que devem receber borrifos com água sanitária pela menos duas vezes por semana; vasos com água dentro de casa, tudo isso atrai o mosquito.

Além da capina que está sendo feita em vários pontos da cidade, a prefeitura, em conjunto com a 18ª Regional de Saúde, segue aplicando inseticidas em vários pontos da cidade pelo sistema de fumacê, providência que segundo a enfermeira não resolve totalmente o problema. “Enquanto estamos matando o mosquito adulto, a larva está lá produzindo outros mosquitos. É por isso que devemos acabar com os reservatórios e eliminar o mosquito de vez”, concluiu.(Ataíde Cuqui)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS