Em discurso no Senado, Gleisi reafirma compromisso com o Paraná
A senadora também pediu apoio para três propostas apresentadas a Casa
Em seu primeiro pronunciamento no Plenário, nesta quinta-feira (03), a senadora Gleisi Hoffmann (PT) reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do Paraná. Gleisi agradeceu a expressiva votação conquistada nas últimas eleições e garantiu que irá defender com muito empenho as propostas apresentadas durante sua caminhada eleitoral.
“Mais direitos para mais mulheres, o desenvolvimento econômico e social do meu Estado, o respeito ao meio ambiente, o fortalecimento da agricultura paranaense e, finalmente, a luta por um Paraná e um Brasil de todos e de todas por meio de melhorias na educação, na saúde e na segurança”, disse.
A senadora aproveitou para pedir apoio dos parlamentares para três projetos de sua autoria. Segundo ela, as primeiras proposições protocoladas na Secretaria-Geral da Casa, pretendem conferir maior eficiência, correção e razoabilidade à gestão de pessoas no setor público.
O primeiro deles propõe vedar a realização de posse de senador durante os períodos de recesso no Congresso Nacional. O segundo regulamenta a aplicação do teto remuneratório de agentes públicos e pensionistas no âmbito da União. E o terceiro vai restringir o pagamento de verbas indenizatórias aos membros da Casa. “Oportunamente voltarei a esta Tribuna para dedicar-me, em mais detalhes, a cada um dos projetos e aos demais temas defendidos em minha campanha, mas desde já solicito o apoio de todos os meus pares.”
Gleisi destacou o crescimento da participação feminina na vida pública do País, lembrando que, pela primeira vez, o Brasil tem uma mulher na Presidência da República e também na 1.ª Vice-Presidência da Casa, cargo ocupado pela senadora Marta Suplicy (PT-SP). “Eu chego à Câmara Alta do Legislativo nacional como a primeira senadora eleita no meu Estado. Feliz e grata coincidência. Mesmo com as conquistas, ainda é muito pouco, se comparado ao tamanho da população feminina no País. Mas é um avanço que pode ser ainda maior se todas nós, detentoras de cargos expressivos na República, trabalharmos unidas para fortalecer a posição da mulher na sociedade brasileira.”
A senadora fez referência às conquistas sociais do Governo Lula, que conseguiu tirar milhões de pessoas da miséria. “Depois de dois mandatos presidenciais, Lula entra para a história mundial como o ex-sindicalista que colocou o Brasil na trilha do desenvolvimento sustentável com inclusão social; o presidente que elevou positivamente a imagem do nosso País no cenário internacional e fez o orgulho e o bem-estar da Nação crescerem como nunca.”
Apesar dos avanços, a senadora reconhece que novos desafios se impõem ao Governo Dilma. “Enfrentar a delicada situação cambial e promover ajustes fiscais nas contas federais, sobretudo após as medidas expansionistas de combate à crise, são alguns destes desafios. Assegurar a estabilidade dos preços, melhorar a gestão pública, aprimorar a qualidade dos gastos, promover a redução da taxa básica de juros e viabilizar a ampliação de investimentos em infraestrutura, saúde e educação também são objetivos essenciais do novo Governo”, enumera.
Para Gleisi Hoffmann, a presidenta Dilma já demonstrou capacidade e vontade política para continuar avançando, porém, a participação dos Poderes Legislativo e Judiciário será fundamental nesta caminhada. “Esta Casa deve assumir efetivamente suas responsabilidades para com a sociedade brasileira... E que o Senado Federal possa dar sua contribuição ao País não apenas legislando, mas dando o exemplo constante de austeridade na conduta de seus trabalhos.”
APARTES
Durante seu pronunciamento, quatro senadores pediram a palavra para parabenizar Gleisi Hoffmann. O senador Wellington Dias (PT – PI) ressaltou que a sua eleição foi uma vitória importante para o partido. “Além de ser uma vitória do povo do Paraná, é uma vitória do Brasil, não só por ser uma mulher, mas por ser uma mulher com esse compromisso, não apenas com as causas das mulheres, mas com as causas do Brasil. Tenho a convicção de que, durante este mandato, vamos aprender muito com toda essa sua experiência. Quero aqui me somar a essa sua plataforma para termos boas vitórias, ajudando a nossa presidente Dilma”, ressaltou.
Comentários
Postar um comentário