DEPUTADOS TOMAM POSSE E ELEGEM MESA DIRETORA PARA O PRÓXIMO BIÊNIO

 Tomaram posse nesta terça-feira (1º), no Plenário da Assembleia Legislativa, os deputados estaduais que compõem a nova legislatura, a 17ª, que tem início hoje e encerra-se no dia 31 de janeiro de 2015.

Antes de iniciar a cerimônia de posse, o então presidente da Casa, deputado Nelson Justus, que conduziu a sessão, leu os nomes das autoridades que compuseram a Mesa: o governador Beto Richa e o vice-governador Flávio Arns; o procurador-geral de Justiça do Paraná, Olympio de Sá Sottomaior Neto; o presidente do Tribunal de Justiça, Celso Rotoli de Macedo; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso; o presidente do Tribunal de Contas do Paraná, Fernando Guimarães; o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, além dos deputados Alexandre Curi e Elio Rusch, 1º e 2º secretários da sessão, respectivamente.

Na sequência, Justus suspendeu a sessão e passou a presidência dos trabalhos ao deputado Caito Quintana para que pudesse subir à tribuna e fazer seu pronunciamento de despedida. O parlamentar saudou e agradeceu a todos os presentes e fez um breve balanço de suas duas últimas gestões como presidente da Casa. Nelson Justus se elegeu presidente em 2007 e se reelegeu em 2009.

Ele destacou o fim do voto secreto, a implantação do painel eletrônico; a instalação da TV Sinal; do Portal da Transparência e a implantação do ponto biométrico, que fiscaliza a entrada e saída dos funcionários do Legislativo. “Também aprovamos a Lei da Transparência e o pagamento da Unidade Real de Valor (URV) a todos os nossos funcionários”, lembrou Justus.

Após o pronunciamento de Nelson Justus, os deputados eleitos e diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) foram chamados nominalmente e, depois da leitura do compromisso regimental, fizeram individualmente o juramento de compromisso de posse.

Tomaram posse os deputados eleitos, à exceção do deputado Ney Leprevost (PP), ausente por motivo de saúde. Entre os empossados, os parlamentares que foram nomeados secretários de Estado pelo governador Beto Richa, caso de Durval Amaral (DEM) e Luiz Cláudio Romanelli (PMDB). Ambos deverão pedir licença da Assembleia para reassumiram seus postos junto ao governo estadual. 
 
QUEBRADA LIMINAR QUE GARANTIA POSSE DE SUPLENTES - O deputado Eltor Welter do PT acaba de conseguir na justiça decisão favorável para que ele assuma a vaga de suplente da coligação PT/PMDB na Assembléia Legislativa. Nas ultimas 24 horas, por força de liminar, a vaga estava nas mãos do suplente do partido (PMDB), o deputado Gilberto Martin. O desembargador José Aniceto do Tribunal de Justiça do Paraná tem o entendimento de que a vaga pertence ao partido e não ao parlamentar.

ELEIÇÃO MESA – O deputado Nelson Justus também conduziu a eleição da nova Mesa Diretora, em votação aberta. Integram a nova Mesa o deputado Valdir Rossoni (presidente); Artagão Jr. (1º vice-presidente); Augustinho Zucchi (2º vice-presidente); Douglas Fabrício (3º vice-presidente); Plauto Miró Guimarães (1º secretário); Reni Pereira (2º secretário); Reinhold Stephanes Jr. (3º secretário); Gilson de Souza (4º secretário) e Fabio Camargo (5º secretário).

Para que a eleição fosse possível, os deputados votaram e aprovaram, por unanimidade, requerimento marcando uma sessão extraordinária para hoje, conforme determina o Regimento Interno da Casa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS