Comissão Técnica para Implantação do Parque Tecnológico Norte do Paraná – Polo CP visita o “Vale da Eletrônica”

 A Comissão Técnica para implantação do Parque Tecnológico Norte do Paraná – Polo CP visitou, na segunda-feira (17) a cidade de Santa Rita do Sapucaí – MG conhecida como o “Vale da Eletrônica”. A visita consistiu em conhecer o Sindicato das Indústrias de aparelhos eletrônicos, elétricos e similares do Vale da Eletrônica (SINDIVEL), a Incubadora Municipal de Empresas e o Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL). Aproveitando a visita a Comissão Técnica oficializou a assinatura do termo de Cooperação do INATEL com a UTFPR Câmpus Cornélio Procópio para implantação do Parque Tecnológico do Norte do Paraná - Polo Cornélio Procópio.
O grupo visitante foi composto das seguintes autoridades:
UTFPR Câmpus CP: o Diretor-Geral, Devanil Antonio Francisco; o Coordenador do Programa de Empreendedorismo e Inovação, Luiz Cézar de Oliveira, o Diretor de Relações Empresarias e Comunitárias, Rogério Akiride Ikegami, os professores Wagner Fontes Godoy, Rodrigo Henrique Cunha Palácios e Jancer Frank Zanini Destro.
 SEBRAE (Londrina): a Consultora Simone Melanshavarski e Lúcia Moraes, coordenadora de eventos.
UENP (Câmpus de CP): o Vice-Diretor, Bruno Ambrózio Galindo, e Ricardo Aparecido Campos, Diretor do Centro de Ciências Humanas e da Educação.
FIEP: o Coordenador regional da FIEP e secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Bandeirantes, José Roberto Altizani.
SENAI: a Coordenadora de Educação, Luíza Ribeiro Medeiros.
ACECP:o Coordenador da Associação Comercial de Cornélio Procópio, Celso Wanderlei Marin e Márcio Pedroso de Oliveira, vice-presidente  da Associação Comercial de Cornélio Procópio.
CODEL: o Diretor de Ciência e Tecnologia, Marcus Von Borstel.
Representante do prefeito de Cornélio Procópio: o Secretário Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Cornélio Procópio, Silvio Antonio Cunha.
Santa Rita do Sapucaí possui cerca de 150 médias e pequenas empresas, que abrangem os setores de Eletrônica, Telecomunicações, Segurança, Informática, Radiodifusão, Automação Industrial, Predial e Comercial, Engenharia Biomédica, entre outros.
Durante o período de visita no SINDIVEL, Pedro Vono, pesquisador da FIENG e Edson José Rennó Ribeiro, sócio da Empresa Ativa Soluções, partilharam experiências e dados sobre o Sindicato e a APL, relatando que cerca de 60% das empresas do Vale da Eletrônica exportam para outros países.
O fator preponderante para o sucesso do APL (Arranjo Produtivo Local) do Vale da Eletrônica, segundo Pedro Vono, foi o olhar visionário do antigo prefeito Paulo Frederico Toledo, que há 25 anos percebeu a escassez de trabalho para a mão-de-obra qualificada em Santa Rita e vislumbrou a estratégia de atrair empresas a fim de que os recém-formados pudessem trabalhar na região.   
A empresa LINEAR, fábrica de transmissores de televisão - analógicos e digitais, foi uma das primeiras a se afiliar no SINDIVEL. De acordo com Carlos Henrique Ferreira, um dos Diretores da LINEAR, ela possuí hoje 320 funcionários no Brasil, 15 funcionários nos EUA e há pouco tempo a empresa sofreu fusão com a empresa chinesa Hitachi.
O Programa Municipal de Incubação Avançada de Empresas de Base Tecnológica do município de Santa Rita do Sapucaí (PROINTEC) é mantido pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, gerenciada  por Pedro Sergio Monti.
 A Diretora da Incubadora, Dani Lucia Xavier, afirmou haver 31 empresas incubadas. A Secretaria ainda mantém o Condomínio Municipal de Empresas, que consiste na oferta de estrutura física de baixo custo, além de outros benefícios regulamentados por Lei Municipal. “O Condomínio apoia as empresas que estiveram em processo de Incubação e conseguiram a Graduação” afirma o Gerente do Condomínio, Ali Abduny Rahal.
O INATEL - Instituto Nacional de Telecomunicações, fundado em 1965, foi a primeira instituição de ensino do país a oferecer um curso superior de Engenharia tendo as telecomunicações como foco. É uma instituição de ensino privada, porém beneficente, sem fins lucrativos, mantido pela Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações (FINATEL). Com excelente infraestrutura, o INATEL foi criado em 1985 e consolidado em 1992, destacando-se no cenário empresarial e acadêmico pelo desenvolvimento de relevantes pesquisas na área.
O Diretor-Geral da UTFPR Câmpus Cornélio Procópio, Devanil Antonio Francisco afirmou que “após a criação do Comitê para Implantação do Parque Tecnológico, buscamos a melhor maneira de integração entre Instituição e Indústria, através desta visita ao Vale da Eletrônica. Estudando o modelo e sanando dúvidas obteremos uma base mais sólida para a implantação pretendida e a parceria com o INATEL será de grande importância para nós”, concluiu o Diretor-Geral. 
No evento de assinatura do termo de Cooperação entre as Instituições, estavam presentes os membros da Comissão Técnica, o Diretor do INATELl, Marcelo de Oliveira Marques, o coordenador de Projetos Internacionais e Assuntos Especiais do INATEL, Profº Elias Kallás, o Assessor de Planejamento e Educação do INATEL, Profº José Geraldo, familiares de personalidades da Cidade como o neto e a bisneta de Olavo Billac Pinto, importante político brasileiro, que também são sobrinhos de Luzia Rennó Moreira (Sinhá Moreira), visionária que fundou a Escola Técnica de Eletrônica em Santa Rita do Sapucaí, em 1958.
A implantação do Parque Tecnológico de Cornélio Procópio, que trará muitos benefícios à comunidade local e regional, é uma iniciativa da UTFPR Câmpus Cornélio Procópio em parceria com o SEBRAE PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), UENP (Universidade Estadual Norte do Paraná) e ACECP (Associação Comercial Empresarial de Cornélio Procópio).

Pessoal de Cornélio Procípio na visita   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS