Guaratuba será polo internacional de treinamento de pilotos
Guaratuba vai se transformar num polo internacional de treinamentos de pilotos de aviação. Foi inaugurada na sexta-feira (18), às 11h, a EPA Flight Academy, que funcionará no Aeroporto Municipal.O deputado estadual Nelson Justus representou o governador Beto Richa, presentes a prefeita Evani Justus, além de outros políticos da cidade e região.
A empresa anunciou investimentos de aproximadamente R$ 4 milhões na aquisição de aeronaves, simuladores e na reforma do aeroporto. A previsão é formar 120 alunos a cada 14 meses e gerar 40 empregos diretos.
A unidade vai abrigar os cursos para novos pilotos da Escola Paranaense de Aviação, instituição que há seis anos vinha se dedicando exclusivamente ao treinamento de solo e aos simuladores de voos. Em 2006, a EPA foi escolhida pela Embraer para operar os dispositivos de treinamento das aeronaves Bandeirante e Brasília com simuladores de voos.
A escola de aviação opera há mais de 30 anos no Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, e já formou pilotos da Força Aérea Brasileira, de empresas de aviação e pilotos particulares de 22 países, principalmente da América Latina e da África. De acordo com a empresa, apenas no Brasil, há uma demanda de 200 a 300 novos pilotos por ano.
A EPA Flight Academy de Guaratuba deverá ter seis aviões e já planeja formar pilotos de helicóptero, comissários de voo e mecânicos de manutenção aeronáutica. A escola deverá promover voos panorâmicos para turistas. No espaço que irá ocupar no aeroporto de Guaratuba, a EPA construiu um hangar para quatro aviões, um alojamento e instalou um simulador de voo e um tanque de combustível.
Localização e infraestrutura
Para conquistar a escola de aviação, a prefeitura de Guaratuba concorreu com duas cidades. A pedido da prefeita Evani Justus, as negociações foram coordenadas pelos secretários Jean Colbert Dias (Assuntos Jurídicos), Gil Justus (Finanças) e Carlos Carvalho (Governo). “Guaratuba concorreu com Ponta Grossa e Castro, tendo obtido boa pontuação no quesito infraestrutura e vencendo em função da proximidade de grandes centros como Curitiba e Joinville”, explica Jean Colbert.
A empresa não solicitou nenhuma isenção ou deferimento (prazo) de impostos.A contrapartida do município foi a cessão de uso de uma área de 5.400 metros quadrados no aeroporto pelo prazo de 20 anos. O acordo foi referendado em agosto de 2011 pela Comissão Técnica de Avaliação e Fiscalização do Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Social composta pela administração municipal, Câmara de Vereadores e Associação Comercial (Acig).
De acordo com Jean Colbert, além das “claras vantagens econômicas e de promoção turística”, a escola de aviação terá repercussão social como a vinda de profissionais do Brasil e do exterior e ainda em ações como passeios para alunos das escolas do município. “Também teremos a ativação do aeroporto municipal e vamos contar com aeronaves instaladas na cidade que podem ser usadas em situações de emergência”, disse Colbert. Em seguida, foi servido um lauto coquetel aos presentes.
Nosso blog esteve presente na solenidade.
Confira as fotos de Daniel de Assis -
Jornal Metropole Regional de Cornélio Procópio-PR:
Comentários
Postar um comentário