Câmpus Cornélio Procópio promove evento de incentivo ao empreendedorismo
UTF WeekendNos dias 22 e 23 de março, a UTFPR Câmpus Cornélio Procópio realizou a 1º edição do UTF Weekend, contando com a presença de aproximadamente 120 estudantes oriundos da UTFPR-CP, UTFPR-LONDRINA, UTFPR-TOLEDO, UTFPR-APUCARANA, Faculdade Cristo Rei (FACCREI) e da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O evento ainda contou com a participação de empresários da cidade, do Pró-Reitor de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, professor Paulo André de Camargo Beltrão; do Prefeito de Cornélio Procópio, Fred Alves; e de mentores do SEBRAE e FIEP.
A iniciativa, que tem como objetivo fomentar e acelerar as startups da Universidade, foi idealizada pelo Grupo UTF Startups, composto pelos estudantes Gabriel Dominissi e Fernanda de Araújo, ambos com empresas em processo de incubação no Hotel Tecnológico do Câmpus Cornélio Procópio. Segundo os estudantes, o UTF Weekend visa transformar ideias em negócios viáveis, através da apresentação de projetos tecnológicos inovadores para o setor industrial. “Alguns dos projetos apresentados tiveram um desenvolvimento significativo durante o UTF Weekend. Em apenas dois dias de trabalho, com o suporte dado pelos mentores, as ideias tiveram um avanço correspondente a dois meses de trabalho”, afirmou Gabriel.
Durante todo o evento os alunos e professores participaram de dinâmicas e receberam mentorias técnicas. Além disso, puderam prestigiar palestras dos docentes Guilherme Mosaner, com o tema “Cenário de Startups”; Thiago Paiva, intitulada “Modelo de Negócios”; e Amir Choaib, com o tema “Procedimentos Jurídicos em Startups”.
Ao final da competição, os participantes foram avaliados por uma banca de jurados formada por empresários convidados e pelos professores Adriano Silva Borges, Vanessa Rasoto, Carlos Nascimento Silla Júnior e Paulo André de Camargo Beltrão.
Os grupos com as três melhores ideias foram classificados e premiados. Em primeiro lugar ficou o projeto My Slider, um aplicativo que tem como função controlar slides utilizados por alunos e professores em aulas ou apresentações. O segundo lugar foi para o projeto de um site de apostas on line, o Bate um Bolão. E em terceiro lugar ficou o projeto Eco Water, que consiste em um sistema de reaproveitamento de água da chuva. O grupo que apresentou o aplicativo Partiu Carona, recebeu uma menção honrosa pela originalidade do projeto, cujo objetivo é facilitar a locomoção através de “caronas”.
Também estiveram presentes no evento, o Diretor-Geral do Câmpus Cornélio Procópio, professor Devanil Antônio Francisco, o professor, Luiz César Oliveira, Coordenador Técnico do Parque Tecnológico Norte do Paraná, e o Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus CP, professor Rogério Akihide Ikegami.

Confira a lista dos grupos participantes.
Mais informações estão disponíveis na página do UTF Weekend.
UTF Weekend 1 UTF Weekend 2
UTF Weekend 3 UTF Weekend 4
UTF Weekend 6 UTF Weekend 5

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS