EMPREGO

Paraná tem 90 mil vagas para cursos profissionalizantes do Pronatec

Os cursos são levados à população paranaense pelo Governo do Estado e parceiros
O Paraná tem 90 mil vagas para cursos técnicos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os cursos são levados à população paranaense pelo Governo do Estado e parceiros como as instituições do Sistema S (Senai, Senac e Senat) e o Instituto Federal do Paraná.

Para informar a população, o Governo do Estado criou o Comitê Gestor Interinstitucional Qualifica Paraná que percorre o estado com fóruns regionais de Apoio à Formação e Qualificação Profissional. Além dos cursos, o comitê apresenta aos prefeitos a importância do programa e os benefícios da formação técnica para a população.

“O comitê tem como principal função, coordenar as ações de qualificação profissional no estado e levar as informações sobre os cursos e modalidades disponíveis ao maior número de pessoas”, explica Fabiana Campos Skrobot, diretora do Departamento de Educação e Trabalho, da Secretaria de Estado da Educação.

Durante os fóruns são apresentados estandes com o catálogo dos 37 cursos técnicos e dos outros 83 de formação inicial e continuada disponíveis e as informações para as matrículas. Os fóruns já percorreram as regiões de Jacarezinho, Cornélio Procópio, Londrina e Maringá. Nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) será a vez de Paranavaí e Umuarama, que reunirão representantes de 60 municípios do Noroeste do Estado.


Segundo o secretário do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, a qualificação profissional de trabalhadores exige trabalho integrado entre todos os segmentos. “Para promover a qualificação profissional em todo o Estado precisamos da união de todos os segmentos para criar mais e melhores empregos”, afirmou.

ACESSO – Nos fóruns, os técnicos das secretarias que compõe o comitê apresentam as possibilidades de qualificação profissional específicas para cada região. “Antes, essas informações estavam dispersas e disponíveis apenas em sites, com divulgação e acesso limitado. Agora, o Estado está levando a informação regionalizada para os municípios e para a população”, diz Fabiana.

Os encontros reúnem prefeitos, secretários municipais, agentes de qualificação profissional representados pelas instituições do Sistema Nacional de Aprendizagem (Senai, Senac e Senat), Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Secretarias da Educação; do Trabalho, Emprego e Economia Solidária; da Família e Desenvolvimento Social, da Indústria e Comércio, da Justiça e do Turismo.

Dentro do Pronatec, a Secretaria de Estado da Educação conta com 19 mil vagas em cursos de qualificação profissional. As vagas são destinadas a estudantes do 2° e 3°anos do ensino médio, com idade entre 16 e 18 anos. Mais informações no link: www.pronatec.pr.gov.br/
Com informação: Agência Notícias PR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS