Morre em Cornélio Procópio o grande advogado Dr. Ruy Schimmelpfeng Sampaio






É com grande pesar que comunicamos o falecimento do advogado Dr. Ruy Schimmelpfeng Sampaio, 77 anos, na madrugada desta quarta-feira (19).

Após sofrer um AVC (acidente cerebral vascular) alguns meses atrás, o advogado se encontrava em recuperação, porém ultimamente seu estado de saúde se agravou, permanecendo internado na Santa Casa de Cornélio Procópio.

Conceituado advogado, polêmico e destemido, além de muito culto e inteligente, esse político nato e muito observador falava tudo o que pensava e discutia com as pessoas nas ruas sobre diversos assuntos. Além de ser um grande conhecedor da democracia, era sempre solicito para aconselhar quem o procurava para pedir ajuda.

Dr. Ruy Sampaio exerceu a profissão com brilhantismo e também foi professor por muitos anos na Escola de Comércio de Cornélio Procópio, além de exercer vários mandatos como vereador da cidade. 

Seu corpo está sendo velado na sala do velório municipal até as 18hs, depois será encaminhado para o crematório na cidade de Londrina.

O advogado Ry Sampaio deixa esposa, filhos, netos, bisneta, amigos, ex-alunos e admiradores, mas também deixa um legado de amor a profissão, de coragem e luta por seus ideais de liberdade. 

UM GRANDE HOMEM - Uma vida de lutas e conquistas


Advogado há mais de 40 anos. Foi duas vezes vereador. Sempre esteve entre os mais conceituados do Legislativo procopense. Em sua última passagem pela Câmara, ocupou a Presidência da Casa, fazendo uma gestão enxuta e honesta.
  
O seu passado sempre esteve ligado às causas democráticas. Enfrentou a ditadura militar nos anos de chumbo. Lutou pela redemocratização do País. Foi um dos fundadores do velho MDB, na época do bipartidarismo. O partido que fazia oposição ao governo totalitário.

Em 1982, fundou o PT de Cornélio Procópio, sendo o primeiro vereador do partido no Paraná. Isso, numa época em que o medo impedia muitas pessoas de assumirem suas convicções. Sempre atuou no movimento sindical. Foi fundador do Sindicato dos Bancários de Cornélio Procópio.


Por sempre manter a coerência e não abrir mão de suas posições políticas, pagou um preço alto. Foi perseguido pela ditadura. Enfrentou obstáculos no exercício da profissão. Mas, quando preciso, foi advogado do MST – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra. Desagradou muitos políticos, mas seguiu em frente. Ultrapassou as barreiras e recentemente  foi anistiado político. Fechando um ciclo de vida de muita bondade. 

Dr. Ruy S. Sampaio era casado e natural de Curitiba, nascido em 14/10/1935. Militante atuante na política, fez parte da fundação do Partido dos Trabalhadores na cidade. Enfrentou a ditadura, foi preso por participar de movimentos políticos da época. Foi vereador e presidente da Câmara de Cornélio Procópio. Candidato nas eleições de 2012, a vereador e ficou como Suplente pelo partido PSB,  atingindo 608 votos (2,08% dos votos).
 


Ruy Sampaio sempre foi um idealista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS