Oferta de cursos profissionalizantes é recorde no Paraná, diz Romanelli

Oferta de cursos profissionalizantes é recorde no Paraná, diz Romanelli

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli disse, na abertura do Fórum Regional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional para as regiões de Cianorte e Umuarama, que o Paraná e o Brasil vivem um momento histórico, com a oferta de cursos técnicos que atendam grande parte dos trabalhadores brasileiros. Para Romanelli, é importante a união de todos os segmentos da sociedade para promover as mudanças necessárias para o Estado e o País.
“Este fórum é uma caravana da profissionalização. Nossa proposta é de promover as mudanças na qualidade da mão de obra, promovendo a oferta de cursos de Educação Profissional que garantam a qualificação de trabalhadores em todo o Paraná”, explica Romanelli.
Romanelli destacou também o apoio dos integrantes do Sistema S de ensino profissionalizante (Senai, Senac, Senat), além do Instituto Federal do Paraná (IF/PR). “ São instituições parceiras, que junto com outras secretarias de governo tem ajudado a formar o maior programa de qualificação profissional deste Estado”, destaca Romanelli.
O prefeito de Umuarama, Moacir Silva não pôde comparecer ao evento, mas foi representado pelo vice-prefeito, Sérgio Frederico. O presidente da AMP lembrou falou sobre a disponibilidade de recursos estaduais e federais para a qualificação profissional de trabalhadores em todo o Paraná. Para Luiz Sorvos, os agentes públicos devem buscar os recursos ofertados pela União e pelo Estado para reofertá-lo aos municípios.
“A maioria do municípios paranaenses depende de recursos federais e estaduais para vários setores, inclusive para capacitar trabalhadores e, desta forma, atrair mais investimentos empresariais. O que o Estado está fazendo aqui hoje é facilitando o acesso dos municípios e estes cursos, para que possamos ofertar cursos profissionalizantes em todo o Paraná”, explica Sorvos.
O deputado estadual Fernando Scanavaca falou do empenho do municípios em atrair indústrias, mas também do desafio de qualificar o trabalhador para disponibilizar mão de obra qualificada aos empresários e industriários paranaenses. “As empresas querem investir onde há mão de obra qualificada. Por isso, a proposta deste Fórum, pelo Governo do Estado, para que possamos qualificar os trabalhadores e, desta forma, inseri-los no mercado de trabalho”, relembra Scanavaca.
Já o deputado federal Osmar Serraglio enfatizou os investimentos do Estado e da União em Educação. Para ele, a criação de novas universidades federais e estaduais e o incentivo à qualificação profissional fazem toda a diferença. “Os cursos ofertados pelo Pronatec preveem a capacitação do trabalhador, incentivando de todas as formas a sua premanência no curso, para que ele possa trabalhar e empreender com qualidade e eficiência”, destaca Serraglio.
O Fórum Regional de Apoio à Formação e Qualificação Profissional para as regiões de Cianorte e Umuarama reuniu cerca de 250 pessoas, entre deputados, prefeitos, secretários e técnicos municipais, que puderam conhecer as propostas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), dentre outros programas de qualificação profissional.
PRONATEC — Os estudantes que quiserem participar de curso profissionalizante devem procurar a direção da escola, que o encaminhará ao Núcleo Regional de Educação para conhecer os cursos ofertados em seu município ou região. Já os trabalhadores ou desempregado devem procurar o CRAS ou a Secretaria Municipal de Assistência Social para conhecer os cursos diponíveis e, desta forma, se qualificar gratuitamente.
Os trabalhadores que estejam recebendo o Seguro-Desemprego também têm a oportunidade de frequentar os cursos de qualificação profissional ofertados. Para isso, eles devem procurar a Agência do Trabalhador para mais informações sobre os cursos disponíveis. Mais informações sobre o Pronatec podem ser obtidas também pela internet, no portalwww.pronatecparana.pr.gov.br.
Após a realização do Fórum, Romanelli distribuiu equipamentos de informática às Agências do Trabalhador da região de Cianorte e Umuarama.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS