Governo federal resolve conflito agrário no Paraná com novo assentamento


Baixe PR_egidio_brunetto.jpg (124,1 KB)Mais 200 famílias de trabalhadores rurais sem-terra foram assentadas no Paraná, resolvendo um dos principais conflitos agrários do estado. O problema, que existia desde 2007, foi solucionado pelo governo federal com a criação do assentamento Egídio Brunetto, no município de Rio Branco do Ivaí, região central do estado.
A portaria de criação do assentamento foi assinada pelo superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Paraná, Nilton Bezerra Guedes, no final de julho. A área do assentamento tem 2.877 hectares e recebeu um investimento de R$ 24,5 milhões do governo federal para a compra da área.
Guedes explica que o novo assentamento vai ser um espaço de produção de alimentos saudáveis, sem utilização de agrotóxicos, com investimentos de cerca de R$ 70 mil por família em infraestrutura, como saneamento básico, estradas, habitação e energia elétrica, em um prazo máximo de dois anos.
“Dentro de 30 dias, vamos concluir os trabalhos de mapeamento dos lotes e até o final deste ano, cada família vai saber em qual lugar ficará assentada”, disse Nilton Guedes.
As 200 famílias desse novo assentamento também terão o apoio do governo federal para a construção de suas casas. Elas serão construídas por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida” além de estarem inscritas em programas do Plano Brasil sem Miséria. De acordo com Guedes, várias políticas federais foram integradas visando promover o desenvolvimento rural sustentável dessas famílias.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS