16ª EXPOCOP 2013 - “Paraná garante segurança alimentar a quem precisa”, afirma Romanelli


DSC_0007.jpg
O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli afirmou que o Paraná garante segurança alimentar e nutricional a quem precisa. A afirmação foi feita durante a 16ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial da Região de Cornélio Procópio (Expocop), que acontece até domingo.
Romanelli acompanhou o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, que também esteve em visita ao local do evento. O secretário também destacou o incentivo do Estado com o fortalecimento da agricultura familiar, o principal setor responsável pela aquisição dos alimentos adquiridos pelo programa Compra Direta. “O objetivo é fortalecer a agricultura familiar, comprando tudo o que for possível da agricultura familiar para que, dessa forma, o pequeno produtor receba incentivo e as instituições assistenciais, assim como as escolas tenham alimentos de qualidade para oferecer durante as refeições”, confirma o secretário.
Romanelli também fez a entrega, juntamente com Ortigara, de veículos novos às unidade municipais da Emater e Seab na região, para facilitar o atendimento ao pequeno produtor e garantir, dessa forma, a melhoria da produção agrícola. O prefeito Frederico Carlos de Carvalho Alves acompanhou os secretários na visita oficial ao Parque de Exposições e falou sobre o potencial agrícola da região. “A região de Cornélio tem na agricultura o seu carro forte e sua estrutura e merece todos os investimentos, porque se a agricultura parar de receber fomentos, as cidades não conseguem se manter. E isto não ocorre apenas com Cornélio, mas com todos os municípios que estão hoje aqui representados pelos seus prefeitos neste evento que recebe o secretário Ortigara. Devemos nos atentar e priorizar investimentos que viabilizem o trabalho no campo e nas propriedades rurais produtivas”, afirma.
Norberto Ortigara falou sobre desenvolvimento e tecnologia, que é o tema da Exposiçao para este ano. O secretário da Agriculturado Paraná destacou a valorização da agroindústria familiar, o impulso e estimulo do governo a produções vigentes em cada região e a importância do turismo rural. “Esta região do norte do Paraná já foi campo de cana de açúcar, de plantações de café, de pomares de frutas e grãos, por isso temos que aproveitar que temos quem produz com qualidade e investir nas áreas estratégicas para alcançar os consumidores. Essas atitudes valorizam a impulsionam a agricultura familiar e os pequenos produtores”, observa.
Romanelli, que tem em sua pasta a execução do Programa Compra Direta falou sobre o programa Fábrica do Agricultor, da agroindústria familiar, que atualmente conta com 1,3 mil agroindústrias familiares integrados no projeto. “Isso significa que essas empresas recebem orientações da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, e do Instituto Emater, sobre capacitação, legislação, rotulagem, apresentação dos produtos e acesso a mercados. Graças a essas parcerias, o Governo do Estado tem possibilitado os investimentos no programa e os incentivos aos agricultores familiares”, conclui Romanelli.
Além de Romanelli, Ortigara e do prefeito Fred, de Cornélio Procópio, o evento contou ainda com a participação de prefeitos e secretários dos municípios da região da Amunop e do presidente Sociedade Rural de Cornélio Procópio, João Vilela.



DSC_0008.jpg
DSC_0010.jpg
DSC_0012.jpg
DSC_0021.jpg
  
DSC_0035.jpg
DSC_0043.jpg
DSC_0047.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS