Expocop 2013



Expocop terá 1º Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária

            Nesta quarta-feira (4), a 16ª Expocop 2013 - Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial da região de Cornélio Procópio, terá em sua programação o 1º Encontro Regional dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária, uma realização da SRRCP (Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio), em parceria com a Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), CSAs (Conselho Municipal de Sanidade Agropecuária) e Sindicatos Rurais. O objetivo é explanar aos mais de 50 representantes dos conselhos existentes nos 23 municípios circunvizinhos a Cornélio a retomada do fortalecimento dos CSAs já existentes na região e o reviver daqueles que se encontram inativos. O evento tem início às 14h.
            Paulo Paiva, supervisor regional da Adapar, explica que o fortalecimento dos conselhos municipais de sanidade agropecuária é uma das prioridades da agência. "Nosso intuito é mostrar a importância dos conselhos de sanidade agropecuária e, consequentemente, os resultados oriundos daqueles que já estão em funcionamento, como é o caso do CSA de Cornélio Procópio. O CSA tem uma parceria público-privada com a Adapar e ela, no caso, participa como consultora dos próprios conselhos, reafirmando inclusive seu trabalho de fiscalização, que já é parte de uma de suas funções", afirmou.
O intuito do encontro, segundo Paulo, é mostrar que o CSA é extremamente importante e que dá certo. Seguindo este princípio, o CSA de Cornélio Procópio, por meio de seu presidente, fará uma explanação ao público presente sobre as ações já realizadas e àquelas previamente propostas. Outro CSA ativo que estará expondo suas ideias é o do município de São Jerônimo da Serra, conselho que executa um trabalho diferenciado com agricultura familiar e assentamentos.
"Nós temos alguns CSAs que são fortes na região e apresentam vários trabalhos, e outros que estão devagar. A ideia é uniformizar isto e fortalecer todos os conselhos. Os conselhos são os nossos olhos no município. Ninguém sabe melhor os problemas locais que aqueles que se encontram no próprio ambiente em que residem. Aí entra o papel dos conselheiros: levantar os problemas com relação à segurança alimentar, saúde animal e sanidade vegetal, e nos repassar tais problemas detectados para que nós da Adapar possamos ajudar a solucionar os mesmos”, disse. 
            Todos os municípios têm problemas tanto na área vegetal, como na área animal. Logo, a questão de sanidade agropecuária torna-se hoje imprescindível. "Não existe mais barreiras que não sejam sanitárias, então por isso que cada município tem que ter o seu conselho formado e fortalecido no intuito de resolver os problemas a nível municipal. Claro que muitas vezes os problemas são comuns a todos os municípios e outros, particulares de cada local. Então o objetivo do CSA é realmente fazer uma união do poder público e privado com o intuito de resolver estes problemas localmente".
O encontro pretende proporcionar subsídios e incentivo aos demais conselhos presentes no que diz respeito à inserção de esforços e de ações significativas semelhantes em seus respectivos municípios. "Para o sucesso e bom funcionamento dos CSAs deve haver a participação efetiva de todos os atores envolvidos, no qual cada um cumpre com as suas responsabilidades em prol do ganho coletivo. O ganho real que o município tem com o fortalecimento desses conselhos são enormes e fundamentais para a agropecuária paranaense como um todo. No ano que vem, vamos renovar, será a vez de outros CSAs darem seus depoimentos, mostrar o que está sendo feito, e tudo o que acontecer de bom queremos que os demais conselhos copiem”, concluiu Paulo Paiva. 
Assessoria de Comunicação SRRCP/ LaizAuriglietti

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS