EXPOCOP homenageia os municípios da Amunop na abertura oficial

A abertura oficial da 16ª Expocop 2013 - Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial da região de Cornélio Procópio, realizada na noite de segunda-feira, 2, contou com a presença dos prefeitos da região da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná) e demais autoridades locais e regionais do ramo político e agropecuário. Para abrilhantar a solenidade e firmar a unificação dos municípios, o evento teve início com a entrada das bandeiras municipais, acompanhadas da bela rainha Juliana Troya.
            A SRRCP (Sociedade Rural da Região de Cornélio Procópio) foi fundada oficialmente há 21 anos com a ideia de criar uma entidade que congregasse toda a classe produtora da região, objetivando defender os direitos e interesses profissionais de seus associados e ainda fortalecer iniciativas no sentido de aperfeiçoar e desenvolver a atividade agropecuária. A Expocop, evento realizado há 16 anos pela Sociedade Rural, se consolidou ao longo do tempo e, a cada ano, vem apresentando melhorias qualitativas e quantitativas dos setores presentes na feira, com um volume de comercialização de produtos alcançando números consideráveis.
Para o presidente da SRRCP, João Francisco Vilela de Carvalho, aExpocop é um marco na economia regional, demonstrando força e qualidade da classe produtora da região. “Na feira do ano passado foram comercializados cerca de R$11 milhões entre animais, tratores, máquinas agrícolas e veículos. Este ano esperamos até um pouco mais, pois existem planos de comercialização pelos bancos, principalmente pelo Banco do Brasil que é o nosso parceiro, com juros atraentes e com prazos que a agricultura consiga pagar”, explicou em discurso. “O nosso presente para a população procopense é a entrada franca, contribuindo inclusive com a arrecadação municipal, já que 10% das vendas efetuadas dentro da feira retornam ao município em forma de imposto”.
João lembra que o tema desenvolvimento e tecnologia estão associados à vocação agrícola da região. “Sentimos que nestes últimos anos, com o aumento da tecnologia, proporcionalmente houve um aumento também da produtividade. Será debatido dentro da feira temas relacionados ao desenvolvimento agrícola, o que pode ser feito para que tenhamos um crescimento ordenado, contínuo, com valor agregado e que venha a somar para a nossa região. É preciso buscar exemplos de países que aumentaram suas tecnologias, investiram em educação e, assim, obtiveram um alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), meta esta de todos os governos”, explicou.
O vereador e presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Edmar Gomes Filho, ressaltou que é preciso unificar ainda mais as forças entre as entidades vigentes e aqueles que respiram a agropecuária. “Nosso Estado é extremamente agrícola, nós que matamos a fome deste país. Pensando nisso, os poderes legislativo e executivo, a fim de investir significantemente em eventos nesta natureza, como a Expocop, já garante para o ano que vem R$250 mil para a realização da feira. Cornélio com certeza está em festa”, adiantou.
            Para o prefeito Frederico de Carvalho Alves, esta parceria sólida entre SRRCP e prefeitura, iniciará um novo marco no município. “De mãos dadas vamos resgatar para a nossa cidade uma economia forte e sustentável. Com certeza, será a maior feira da história de Cornélio Procópio”, acentuou.
Na semana anterior foi noticiado que o Brasil surpreendentemente obteve um crescimento de 1,5% no PIB (Produto Interno Bruto) no 2ª semestre deste ano, com crescimento da agricultura de quase 4%. “O agronegócio há muito tempo tem feito seu dever de casa, tanto ajudando na balança comercial, quanto na geração de empregos.Não podíamos deixar de lembrar que esse grande herói brasileiro que é o agricultor poderia estar fazendo muito mais pelo nosso Brasil se, da porteira para fora, o Governo Federal fizesse a parte dele”, concluiu João Vilela, citando ainda a fala de um sociólogo francês para encerrar a solenidade. “A agricultura é a maior invenção da humanidade tão grande que ainda não acabou. Ela gera lucros, empregos, impulsiona a indústria e sacia a nossa fome”.



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS