Prefeito Xandi resgata desfile de 7 de Setembro em Nova América da Colina

  A Prefeitura Municipal de Nova América da Colina, por meio da Secretaria de Educação do Município, proporcionou na manhã deste sábado (7), um dia memorável para toda população colinense, por ocasião das festividades cívicas alusivas ao dia da Independência. Segundo o prefeito Alexandre Basso, o desfile marcou o resgate  desta festa cívica em Nova América da Colina, dando mostra de que o povo colinense prestigiou comparecendo em massa na avenida. Para comemorar a data, foram mobilizados funcionários, alunos, professores e todos os gestores escolares de escolas da rede Municipal, além da população. O tema escolhido foi "festas e datas comemorativas de cada mês".
O desfile teve início às 9:00hs da manhã, saindo da Avenida  Paraná, com participação maciça de alunos de todas as escolas e entidades do Município, comunidade e a comitiva de cavaleiros, foi realizado um trabalho para o retorno da Fanfarra da cidade, que sempre foi uma tradição na região, mas que estava desativada a alguns anos. Em poucos dias, os instrutores foram em busca dos integrantes da Fanfarra, treinaram com afinco e fizeram bonito na avenida principal, nesta manhã de 7 de Setembro. Assim foi resgatada também a Fanfarra do Colégio Estadual Papa João Paulo VI.
O tema: "festas e datas comemorativas de cada mes", teve como destaque, o Carnaval, o dia das mães, a abolição da escravatura, as festas juninas, o meio ambiente, entre outras, encerrando com as festas do Natal e chegada do Ano Novo, com  direito a Papai Noel e a apresentação de Alan Morais, o qual foi muito aplaudido pelos presentes..
Na mesma ocasião, os filhos colinenses, ouviram o pronunciamento do prefeito municipal Ernesto Alexandre Basso, que enfatizou os resultados positivos alcançados pela Secretaria de educação do Município, sob a direção da profa. Ana da Luz Setni Rogatti, nestes oitos meses de administração e sua luta incansável pela melhoria do ensino em âmbito Municipal. 
Além do Prefeito Alexandre Basso, falaram o diretor da 18ª Regional de Saúde, sediada em Cornélio Procópio, Edimar Santos, o qual representou o Deputado licenciado e Secretário do Trabalho Estadual, Luiz Cláudio Romanelli. Edimar falou das conquistas obtidas pelo prefeito Xandi em prol da população de Nova América da Colina. O presidente da Câmara, vereador Ivan Campos, também falou sobre o  resgate cívico deste desfile, para ele a cidadania está dentro de cada um, portanto cada colinense é parte importante do desenvolvimento e progresso do município. A primeira dama do Município, Tânia Basso enalteceu o trabalho da secretaria de ducação do Município pelo esforço de realizar um desfile tão bonito, onde uma juventude sádia preza pela cidadania e apreço do nosso País. São essas crianças de hoje, os futuros empresários, políticos e cidaãos de amanhã. O desfile de Sete de Setembro, foi prestigiado ainda pelo vice-prefeito, Nardo, assessores da administração, Secretários Municipais, vereadores,  lideranças políticas e comunidade em geral.













TEMA DO DESFILE REALIZADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 

REFLEXÃO
          Segundo a Diretora da Secretaria da Educação, Ana Setni Rogatti, "o desfile de hoje tem como objetivo resgatar valores e princípios da nossa comunidade". Descrevemos abaixo o roetiro do desfile aconteciudo em Nova América Colina neste dia 7 de setembro, uma data histórica para a cidade.


            
 Estamos vivenciando individualidade ao invés de solidariedade, vivemos numa era onde 24 horas é pouco para respondermos todos os e-mails que recebemos nossos amigos agora são virtuais, antes viviamos conectados a terra, ao mato, ao vento, a água ou simplesmente as coisas que nos fazem bem.
Afinal de que lado estamos? O que fazemos para melhorar este mundo?
É preciso refletir, é hora de reiniciar o nosso jeito de olhar o mundo, necessitamos ser mais solidários, cuidar do nosso planeta, do nosso ambiente, das nossas amizades, amar ao próximo, pedir licença quando necessário, por favor, falar obrigado, abraçar um amigo, compartilhar experiências, enfim retornar as origens humildes, sinceras, despretenciosas, colaborativas e auto produtivas.
Temos que vivenciar o bem, a vida, temos que deixar filhos melhores para que tenhamos netos melhores e um mundo melhor!"
Quando pensamos na “Paz Mundial” devemos refletir sobre a necessidade do término do conflito entre as nações, entre raças e classes sociais, do fim da violência social e famíliar, o fim da miséria, da fome, das injustiças e de todo tipo de sofrimento humano.
O desfile teve início com a presença da Fanfarra, Parceria entre Colégio Estadual Papa Paulo VI e Prefeitura Municipal.  Em seguida as lindas balizas, alunas da Escola Municipal Francisco Escorsin, que embelezam o desfile com seus movimentos e animação.
 TEMAS:
MÊS DE JANEIRO
Neste momento contamos com o símbolo da Paz, símbolo esse, que vem nos lembrar sobre a importância de cada um fazer a sua parte, para juntos construirmos um mundo melhor, sem conflitos entre os povos, sem injustiças sociais, para que nosso país faça parte de um mundo sem fome, sem violencia e sem sofrimentos.

MÊS DE FEVEREIRO
O carnaval uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo vem sendo representada pelos alunos da Escola Municipal Francisco Escorsin.
 O carnaval tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O carnaval tem seu significado ligado à liberdade.

ABRIL
Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil – João Pedro Guilherme, vêm representando o mês de Abril onde comemoramos a Literatura Infantil, através do Tema Maternal - I (matutino) vem contar a história da Branca de Neve, conto este escrito pelos Irmãos Grimm:
 O Maternal (vespertino) nos mostra a História do Capeuzinho Vermelho.
A Turma do Jardim - I (matutino e vespertino) representando o “Sítio do Pica Pau Amarelo”, história escrita pelo célebre Autor Monteiro Lobato, um dos maiores e mais importantes nomes da literatura infantil brasileira.
AGOSTO
Para demonstrar alguns personagens da nossa cultura popular a Escola Municipal Francisco Escorsin apresenta o Folclore. Folclore é um conjunto de mitos e lendas que as pessoas paisam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas.
Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O Folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.

MÊS DE SETEMBRO
A APAE de Nova América da Colina, com sua Escola Integração Colinense, vem representando o mês de Setembro.
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vêm representando o Dia 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.
            Lembrando a todos que:
            “País livre é país sem miséria, sem injustiça, sem desigualdade social, sem corrupção”.
            “Educar contra a corrupção é uma obrigação”.
“A independência do Brasil é construída a cada dia com o nosso compromisso por uma educação melhor e mais igualdade social”.
Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental vêm representando o Dia 21 de Setembro: Dia da Árvore.
            Lembrando que: “O futuro do nosso planeta só depende de nós...preservar a natureza é um compromisso com a vida”.  Convidando a todos a plantar uma árvore... pois assim estaremos contribuindo para a preservação da natureza e para o futuro do nosso planeta.

MÊS DE OUTUBRO
Os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil com a turma do Maternal – II (matutino e vespertino) representando o mês de Outubro, com o dia das crianças celebrado no mês de Outubro em todo o Brasil.
            “Na mão das crianças o mundo vira um conto de fadas, porque na inocência do sorriso infantil, tudo é possivel, menos a maldade”. Ser criança é estar de bem com a vida, é ter toda a energia do universo em si!

MÊS DE NOVEMBRO
O Projeto de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, Coordenado por Wagna Felix da Silva Teixeira com a colaboração da Professora Cenise da Silva Xavier e parceira com Instituto Aguativa: com as professoras Fernanda Sandoval e Bruna Luccas.
O Projeto vem representando o mês de Novembro e dezembro, com as datas comemorativas: Dia da Bandeira e Dia do Natal.
Representando as raízes brasileiras, a aluna Taís Abe do Instituto Aguativa, apresentou-se com o Samba.
SAMBA: O samba como conhecemos na atualidade tem origem afro-baiana temperada com uma mistura carioca.
Nasceu da influência de ritmos africanos, adaptados para a realidade dos escravos brasileiros e ao longo do tempo, sofreu inúmeras transformações de carater social, econômico e musical até atingir as caracteristicas conhecidas hoje.
No ano de 1917 foi gravado o primeiro samba chamado “pelo telefone”.

MÊS DE DEZEMBRO
O aluno Alan Moraes representou o menino natal - Boneco Vivo.
          Natal:“Data comemorativa cristã onde é celebrado o nascimento de Jesus”. Famílias ao redor de todo o mundo se reúnem em confraternização celebrando também a “União, Paz e o Amor”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS