ESPAÇO SINDIRURAL

SINDIRURAL APOIA AÇÕES EDUCATIVAS DO PROJETO SORRISO BOM DE BOCA BABY
 
Cornélio Procópio - Norte do Paraná - O Núcleo Setorial Empreender Sorrindo dos Cirurgiões-Dentistas de Cornélio Procópio foi desenvolvido com apoio do Projeto Empreender / ACECP- Associação Comercial e Empresarial de Cornélio Procópio, FACIAP E Sebrae-Pr., com a proposta de maior interação dos profissionais da área odontológica e a comunidade, a partir da necessidade da conscientização da população referente à prevenção das doenças bucais. Considerando a necessidade de educação em saúde, o projeto propõe, através de suas atividades, uma fixação da mentalidade preventiva e motivação para promoção de saúde bucal.
O Grupo Empreender Sorrindo, desempenha um papel de responsabilidade social há mais de 10 anos, promovendo a saúde bucal nas crianças de Cornélio Procópio e região. As responsáveis por essa transformação educacional são as dentistas Karen Antunes Farinha, Lucia Helena Lima Chechin Peixoto e Maria Cristina Reghin Vital, que viram a necessidade de inserir esse processo contínuo da saúde da boca já nos primeiros anos de vida.
O Projeto Sorriso Bom de Boca Baby, uma nova vertente do Empreender Sorrindo, consiste na atuação educativa e preventiva em Saúde Bucal tendo como público alvo as crianças institucionalizadas nas Cemeis e a sensibilização de seus cuidadores. A implantação do projeto em instituições visa à promoção e manutenção da saúde bucal dos bebês e crianças até cinco anos. As integrantes do projeto, junto as “Mulheres em Ação”, grupo feminino atuante e representativo do Sindicato dos Produtores Rurais de Cornélio Procópio (Sindirural), iniciaram os trabalhos na creche Anjo da Guarda com uma receptividade valiosa dos educadores e das crianças presentes no local. A iniciativa almeja proporcionar ações preventivas educativas às crianças de cada instituição visitada.
A conscientização e a valorização da saúde começando na gestação e primeira infância comprovadamente são a época onde se mostra maior capacidade de assimilação das informações possibilitando de maneira mais eficaz a transmissão de conhecimentos. Ações educativas e preventivas despertam no indivíduo motivação para incorporarem novos hábitos na sua própria vida e capacitam para serem agente de mudança social.
A visita periódica do cirurgião dentista (odontopediatra) a instituição proporciona medidas de prevenção da cárie, doenças periodontal e hábitos bucais deletéricos desta maneira estaremos evitando tratamentos dentários dispendiosos e garantindo a manutenção da saúde bucal das crianças.
Segundo Maria Cristina, uma das integrantes do grupo, a semente da prevenção deve ser lançada já no berçário para que, em longo prazo, a criança esteja totalmente consciente e livre de problemas dentários. “A ideia surgiu da necessidade de inserir o âmbito escolar nesse processo de conscientização, de construção do conhecimento. O objetivo é propiciar um ambiente em que a criança vivencie a importância da saúde bucal também no dia a dia escolar”, acentuou.
“O Sindicato busca sempre firmar parcerias que primam pela saúde e educação das crianças. Conscientizar uma criança nada mais é que propiciar a mudança de uma sociedade”, salientou Telma Antunes, produtora rural, membro da diretoria do Sindirural e integrante do grupo “Mulheres em Ação”.
“O Projeto Sorriso Bom de Boca Baby busca, na verdade encaminhar soluções, não apenas discutir problemas, talvez busque na sua simplicidade mostrar que sua implementação depende basicamente apenas de vontade política de mentes e corações abertos e sensíveis a realidade brasileira. É fato que não estamos envolvendo somente a saúde da boca neste processo, mas também a construção do ser humano como indivíduo e como parte integrante da sociedade, incentivando-o a lutar pelos seus ideais e pelas conquistas diárias. É acreditar que no brilho dos olhos da criança há a esperança de um mundo melhor”, enalteceu Maria Cristina.
Assessoria de Comunicação/ Laiz Auriglietti - Fotos: Bruno Romano







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS