Vitória da Educação de Londrina: APMs não terão mais obrigação de pagar taxas ao município

O Presidente da Câmara de Vereadores de Londrina, Professor Rony Alves (PTB), expressou, durante a sessão desta quinta-feira (03), a importância do ato promovido pelo executivo em isentar as Associações de Pais e Mestres (APMs) das escolas públicas da cidade das taxas de verificação de funcionamento regular e vigilância sanitária. A solenidade destacada pelo vereador ocorreu pouco antes da sessão, às 14 horas, no gabinete do prefeito Alexandre Kireeff (PSD). Ele, que foi uma das autoridades que assinou a normativa que estabeleceu esta isenção, disse que o ato propiciará mais tranquilidade aos professores, pais, diretores e demais gestores das Associações, que há muito tempo questionavam esta lei que os prejudicava.

A solenidade de assinatura contou com a participação de diversas autoridades, entre as quais, o deputado federal Aléx Canziani (PTB), secretários de governo, além de diretores de instituições educacionais, sendo marcada por discursos que pautaram-se nas políticas de educação aplicadas em Londrina. O Prefeito Kireeff enalteceu o trabalho do deputado e do Presidente da Câmara, nos âmbito das políticas de educação. “Nós temos contado com o presidente da Câmara em torno desta harmonia que a educação tem tido em Londrina. Este é um valor pequeno mas que faz toda diferença para as escolas”, disse.

O deputado federal também expressou satisfação pela política de isenção anunciada nesta tarde. Ele discursou apontando avanços da educação em Londrina e no país. “Essa é uma ação simples, que há anos poderia ter sido resolvida. Como faz a diferença um líder que quer fazer”, declarou, lembrando que a aprovação do Plano Nacional de Educação é outra iniciativa do governo federal, sancionada na última semana pela Presidenta Dilma, e que trará mais recursos e novos nortes para a educação no país.

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Janet Thomas, a educação de Londrina vive um momento importante, de mudanças estruturais. “Temos um Presidente da Câmara que é professor. Temos um líder de governo que também é professor. Então, estamos num bom momento para a educação. E  temos que usar este momento para resolver as demandas”.

EMPENHO

Professor Rony, durante a solenidade, chamou a atenção do público presente -  composto na maioria por diretores de escolas - ao citar os desafios enfrentados pelas escolas. Ele parabenizou a equipe da sua assessoria e da prefeitura, que trabalharam com empenho para que esta ação pudesse ser concretizada. O professor foi bastante aplaudido, ao destacar os enfrentamentos superados e as políticas de defesa da educação em Londrina. “As demandas que temos tido em nome das escolas, temos lutado para atender. Muitas escolas estaduais tinham dificuldades com relação a regularização de imóveis, outras com documentação incorreta. As demandas são muitas, mas, não temos medido esforços para garantir qualidade nas escolas. Quero destacar o empenho do secretário Marcio Stan, que foi um importante e decisivo parceiro nesta ação que hoje estamos efetivando ”, destacou o vereador. “Agora as escolas podem pegar este dinheiro e aplicar em necessidades importantes das instituições”, concluiu. 

Em Londrina, há atualmente 110 escolas municipais e 92 estaduais. Destas, serão beneficiadas as APMs que não têm sede própria e cujo endereço para correspondência com o Município é o mesmo da sede da escola. A Secretaria Municipal de Fazenda verificará cada caso isoladamente para verificar quais APMs terão a isenção.
Tiago Dedoné / Assessoria de Comunicação



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS