Justiça Federal

Juízes Federais buscavam começo de tratativa que resultou em ação concreta da Prefeitura e garantia de efetiva instalação de Unidade

 Locação de imóvel, manutenção de limpeza e segurança. Esses são os subsídios que o município de Cornélio Procópio, garantiu aos juízes federais que estiveram no gabinete do prefeito Fred Alves, na manhã de terça-feira, dia 23. A vinda dos juízes, que são das cidades de Londrina e Curitiba, era para deliberar sobre a possibilidade de instalação de unidade avançada de atendimento da Justiça Federal no município. A conversa com o executivo, que era uma tratativa inicial, se finalizou com medidas concretas e com a certeza da instalação da unidade.

Segundo o prefeito Fred, o município não pode deixar de contribuir com esse interesse do Tribunal Regional Federal 4ª Região (TRF4R), uma vez que a intenção de instalação em Cornélio coincide com a vontade do poder público em desafogar os trabalhos judiciários. Atualmente são cerca de quinhentos processos por ano que precisam de andamento na Vara Federal. Sabendo deste número o prefeito afirmou: “Hoje todos os municípios estão passando por dificuldades financeiras e mesmo com o orçamento apertado temos condições de atender ao TRF, até porque isso não é gasto, é investimento para nossa cidade”.
Os juízes federais que vieram até Cornélio foram excelentíssimo juiz federal diretor do foro da seção judiciárias do Paraná, Nivaldo Brunoni, e excelentíssimo juiz federal diretor do foro da subseção judiciária de Londrina, Márcio Augusto Nascimento. Na ocasião também estavam presentes o presidente da OAB seção Cornélio Procópio, Marcelo Farinha e os vereadores Angélica Olchaneski, Rafael Haddad e Márcia de Souza. Durante a reunião uma pauta de tratativa foi elaborada com a supervisão e redação do procurador geral do município, Demétrio Maruch Nunes da Silva.

Presenças ilustres como do excelentíssimo juiz da 1ª Promotoria, Guilherme Martins Agostini, excelentíssima juíza da 2ª Vara do Trabalho, Emília Simeão Albino Sako, excelentíssima juíza eleitoral, Luciana Andretta Molin Usae e excelentíssimo juiz da 1ª vara cível, Ernani Scala Marcheni tornaram a reunião ainda mais produtiva. Advogados que também estavam presentes, como a advogada Thaís Takahashi, deram entonação para destacar as reais necessidade de instalação da unidade que em poucas semanas deverá ser realidade em Cornélio Procópio.
Unidade Federal Avançada: A Unidade Avançada, criada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) visa ampliar os serviços prestados aos jurisdicionados de Cornélio Procópio. A partir da instalação, a Justiça Federal atenderá toda a competência previdenciária e processos de execução fiscal, que antes eram julgadas pela Justiça Estadual. As ações que ingressarem na Unidade terão tramitação ágil e satisfatória. O diretor do foro da subseção judiciária de Londrina, juiz federal Márcio Augusto Nascimento, destacou a importância do processo de descentralização do Judiciário federal. "A prova de que a Justiça está fazendo a sua parte para estar presente, cada vez mais, nas localidades do interior está aqui hoje. Cornélio tem a prioridade de instalar esta unidade, que é desejada por muitas outras cidades”, reiterou. O local de instalação da Unidade Avançada ainda está sendo estudado pela Prefeitura.
veja mais fotos:











Dr. Cláudio Trombini - Assessor Jurídico do Legislativo

Dr. Thais Takahasshi

Rafael Hadadd - vereador

Márcia Souza - vereadora

Dr. Marcelo Farinha - OAB


Imprensa reunida e prestigiando o evento
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS