ATIVIDADE PARLAMENTAR

Hospital da Zona Oeste começa a se
tornar realidade com terreno da PUC

Repasse da área deve ser oficializado dia 7 de julho. “É o primeiro passo para o início da obra. Com a posse do imóvel, governo pode licitar projetos e construção”, diz deputado estadual Tercilio Turini

A cessão de terreno da PUC-Londrina ao governo do Estado para construção do Hospital da Zona Oeste deve ser oficializada no dia 7 de julho, com a presença do governador Beto Richa no campus da universidade. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde do Estado, Michele Caputo Neto, que na semana passada participou com o deputado estadual Tercilio Turini da inauguração do Ambulatório Pedagógico do curso de Medicina da PUC.

“O repasse da área é o primeiro passo para o início da obra. Com a posse do imóvel, o governo pode licitar os projetos e depois a construção do Hospital da Zona Oeste”, destaca Turini. Ele lembra que o governo já havia incluído R$ 25 milhões no orçamento do Estado para a obra. “A mobilização da comunidade foi importante, assim como a disposição do governador em atender a reivindicação. O Hospital da Zona Oeste vai reforçar a rede pública de saúde, beneficiando Londrina, Cambé e outros municípios da região”, afirma o deputado.

Consultas via Cismepar - O ambulatório do curso de Medicina da PUC-Londrina é outra estrutura importante para a saúde pública. A partir de 11 de julho, inicia o atendimento a pacientes do SUS encaminhados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar). Na primeira etapa serão realizadas consultas em sete especialidades: Cardiologia, Reumatologia, Endocrinologia, Neurologia, Gastroenterologia, Hematologia e Clínica Médica.

Numa segunda fase o ambulatório passará a atender também nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Urologia, Obstetrícia, Ginecologia e Pediatria. A primeira turma de Medicina da PUC vai se formar em 2018 e, com a nova estrutura acadêmica, os alunos podem colocar em prática o aprendizado teórico, sob orientação de médicos e professores. O Ambulatório Acadêmico vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas.

“A população passa a ter mais uma opção para consultas de especialidades, com o agendamento prévio do Cismepar. É um avanço tanto no atendimento como na formação dos alunos de Medicina, que poderão conhecer melhor a realidade e ganhar experiência para o futuro exercício da profissão de médico”, diz o deputado Turini, que por mais de 30 anos foi professor de Medicina na UEL.

A PUC também inaugurou o Núcleo de Práticas em Psicologia, para atendimento psicológico à comunidade local e regional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS