Gleisi participa de Conferência de Desenvolvimento Rural


Representando o Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná, Gleisi Hoffmann participou da abertura da 2.ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada na noite de terça-feira (25), em Curitiba. A solenidade contou com a presença do secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoha, além de representantes de diversas entidades e mais de 700 delegados de 10 regionais do Estado. O objetivo do encontro é discutir o desenvolvimento sócio-econômico, ambiental e a qualidade de vida no meio rural do Paraná.

Em seu pronunciamento, Gleisi Hoffmann elogiou a iniciativa do evento e a disposição dos agricultores em se unir para estabelecer estratégias de fortalecimento da agricultura familiar, auxiliando na formação e implantação de políticas públicas. “É importante que os agricultores se organizem nos municípios e se reúnam para discutir seus interesses. É uma oportunidade rica para que vocês possam levar aos governos o que pensa a agricultura familiar”, disse. Gleisi acredita que os governos federal, estadual e municipal demonstram boa vontade em implementar políticas públicas que contribuam para o avanço do setor rural. “Precisamos melhorar as estradas vicinais, garantir acesso à educação, moradia, energia, financiamento e assistência técnica para que todos tenham uma vida digna e confortável. Precisamos dar esse salto de qualidade”, defendeu, lembrando,contudo, que todo processo de desenvolvimento sustentável deve ser respaldado em uma política ambiental que privilegie a preservação do ecossistema. Gleisi também fez questão de demonstrar sua admiração pelos agricultores. “Quero expressar meu reconhecimento pelo que vocês fazem à sociedade, pois são vocês que todo dia colocam a comida em nossas mesas”, agradeceu.

A conferência prossegue até quinta-feira (27), e é resultado dos encontros territoriais realizados nos últimos meses, envolvendo 15 mil representantes do meio rural. Por meio dos debates programados, a conferência espera promover condições para diminuir as desigualdades entre os municípios e entre segmentos de suas populações, propondo estratégias que irão indicar rumos, orientações e posicionamentos sobre os desafios para a construção de um projeto de futuro. Outra finalidade é buscar condições para a efetiva participação dos conselhos municipais no processo de construção de uma política estadual de desenvolvimento sustentável.

As discussões e resoluções dos trabalhos apresentados no encontro estadual serão posteriormente encaminhadas para a Conferência Nacional, que deverá acontecer entre 2011 e 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS