Secretário do Ministério da Pesca prevê produção de 90 ton de peixe para a região de Cornélio Procópio


Quando estiver operando, a unidade de processamento de pescado (frigorífico do peixe) de Cornélio Procópio deverá movimentar aproximadamente 90 toneladas de peixe na região. A previsão é do secretário executivo do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA), Cléberson Zavaski. Ele foi recebido quinta-feira (13/5) pelo prefeito Amin Hannouche e veio à cidade para visitar as obras da indústria que está sendo construída pelo município em parceria com os governos Federal e Estadual e Associação de Piscicultores de Tanques-Rede do Norte do Paraná (APTR).

O pólo que hoje está centrado em Cornélio Procópio, segundo ele, é um dos maiores existentes no Norte do Estado para o desenvolvimento da piscicultura em tanques-rede. Acompanhado do superintendente do MPA no Paraná, José Vigineski, Zavaski percorreu todas as instalações da unidade, recebendo informações do presidente da APTR, Jefferson Osipi. Ele prevê que a obra fica pronta para inaugurar em noventa dias.

“Nossa previsão é até o final de julho ou começo de agosto e que a inauguração seja feita até agosto. As empresas estão tocando as obras que estavam paralisadas e agora vamos dar seqüência a outros encaminhamentos que derivam dessa questão, como as fábricas de ração e outras agregadas que venham a atender a esta grande demanda que será gerada”, afirmou.

Ele disse que a unidade de Cornélio Procópio vai trabalhar de forma integrada com outra que está sendo construída em Alvorada do Sul. Juntas, vão representar uma extensa rede produtiva com destinação do peixe para os mercados nacional e internacional. Adiantou que todos os equipamentos já estão comprados e a meta agora é iniciar o processo de organização da cadeia produtiva e capacitação dos trabalhadores que vão ocupar a unidade.

“Nós estamos com estudos em todos os reservatórios dos lagos do Paranapanema, num total de oito, sendo que essa unidade se encontra no centro de cinco deles, o que poderá atingir uma produção de peixe significativa nesta região pelo sistema de tanques-rede. Por isso, a importância da conclusão dessa obra o mais breve possível”, ressaltou.

O prefeito Amin Hannouche destacou a presença do representante do MPA. “Ele veio para mais uma inspeção técnica nas obras da indústria, como já fizera há alguns meses o ministro da Pesca, Altemir Gregolin. Assim como nós e a Associação dos Piscicultores, o Governo Federal quer ver a obra pronta até o final de julho e, com certeza, até o final desse prazo já estaremos agendando com o ministro a inauguração da obra”, disse Amin.

FOTO: Amin garantiu que as obras ficam prontas até o final de julho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS