Agricultura: Agricultores serão orientados sobre doença nas frutas cítricas em Cornélio Procópio

HLB. Três letras que representam motivo de preocupação para qualquer citricultor. HLB, na verdade, é a abreviatura de Huanglongbing, considerada a mais grave doença na atividade da produção de frutas cítricas, conhecida também por greening.

Para alertar técnicos e agricultores sobre a
necessidade de prevenir e controlar o HLB, pesquisadores do Iapar participam de uma reunião técnica, programada para esta quinta-feira (15), em Cornélio Procópio.

O evento é organizado pelas cooperativas Integrada e Corol, pela Emater/Seab, além do Grupo Nova Citrus, uma associação de citricultores de Nova América da Colina–PR. O público total estimado é de 200 pessoas.

“Nós vamos fazer palestras sobre o problema, sobre como o produtor pode identificar a doença e, depois, sobre as orientações de controle”, explica o pesquisador do Iapar na área de fitopatologia, Rui Pereira Leite Júnior. “Vamos falar também sobre os trabalhos de pesquisa que nós estamos desenvolvendo com relação a essa doença”, acrescenta.

Entre os estudos, destaca-se o zoneamento do Diaphorina citri, inseto vetor responsável pela disseminação do HLB, no sentido de verificar as regiões do Paraná que são mais - ou menos - vulneráveis a ele.

“Outro trabalho que estamos fazendo é estudar a flutuação desse inseto aqui no Estado, para ver as épocas que são mais importantes para o seu controle. E outro trabalho seria o desenvolvimento de plantas resistentes, através da obtenção de transgênicas”, lembra Rui Pereira.

Sobre as pesquisas com plantas geneticamente modificadas, ele salienta que se trata de um trabalho que vem desde o final da década de 90. “Na época, estávamos fazendo mais para cancro cítrico, que é uma outra doença, e agora nós estendemos para o HLB, também”, completa.

MAIS SOBRE O HLB - Também conhecido como greening, o HLB é causado por uma bactéria e disseminado através da ação do Diaphorina citri. Ao se alimentar da seiva da planta, o inseto contrai a bactéria e a leva a outras árvores do pomar. Os sintomas típicos são árvores com folhas amareladas e deformações nos ramos e frutos. Quando a doença é diagnosticada, o produtor deve eliminar as plantas afetadas, já que ainda não há cura para o HLB e nem variedades resistentes a ele.

Embora no Paraná a manifestação da enfermidade seja mais recente do que em algumas regiões do Estado de São Paulo, por exemplo, Rui Pereira aponta que o quadro é também bastante preocupante. “O HLB é a pior doença dos citros e tem se mostrado de forma bem devastadora nas regiões onde ocorre. Aqui no Paraná, ele tem sido muito preocupante, porque onde ocorre, a situação é muito severa”, diz. “Ele está muito espalhado pelo estado também. Hoje, nós já temos a sua constatação em mais de 54 municípios paranaenses”, continua o pesquisador.

“Esse tipo de reunião é muito importante: primeiro, para orientar tanto os técnicos quanto os produtores no reconhecimento da doença e nas medidas de prevenção e controle. E outro aspecto importante é você manter os técnicos e os produtores alertas, porque é uma doença que, se as medidas não forem tomadas imediatamente, ela pode causar prejuízos muito grandes”, completa Pereira.



Serviço:

Evento Técnico: Greening - Ameaça e/ou Oportunidade.

Local: Integrada Cooperativa Agroindustrial. BR- 369 Km 90, s/n, Cornélio Procópio-PR.

Data: 15 (quinta-feira).

Horário: 13h.

Público previsto: 200 participantes entre produtores e técnicos

Palestrantes convidados:

1. Dr. Rui Pereira Leite (Pesquisador do Iapar).

Assunto: Aspectos técnicos sobre HLB.

2. Dr. Eduardo Firmino Carlos (Pesquisador do Iapar)

Assunto: Melhoramento em HLB/Panorama e Perspectivas

3. Corol

Assunto: Experiência no manejo de HLB na região de Rolândia

4. Cocamar

Assunto: Experiência no manejo de HLB na região de Paranavaí

5. Meta Consultoria

Assunto: Inspeção de plantas para HLB

6. SEAB

Assunto: Situação no Paraná e Legislação sobre HLB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS