Campanha contra a Paralisia Infantil em Cornélio acontece neste sábado, dia 18


                                Todas as crianças menores de 5 anos deverão ser vacinadas. 

Em Cornélio Procópio, as vacinas estarão sendo aplicadas em todas as UBSs e no Calçadão

Neste sábado, 18 de junho, acontece em todo o país, a primeira etapa da vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil). Os pais e responsáveis devem levar todas as crianças menores de cinco anos para tomarem a primeira dose da vacina. Em Cornélio Procópio, as gotinhas estarão sendo aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, e no distrito de Congonhas.

De acordo com a enfermeira chefe do Setor de Epidemiologia, do Departamento Municipal de Saúde, Valéria Tondinelli, a expectativa é imunizar cerca de 4 mil crianças menores de cinco anos contra a doença. O número corresponde a 95% dos procopenses nesta faixa etária. “Esta é uma vacina bastante segura e tem poucas contra-indicações. Pequenos sintomas, resfriados, ou alguma doença leve, não é impeditivo para que receba a vacina”, esclarece a enfermeira.

Ainda de acordo com ela, as contra-indicações são somente para crianças que estejam em situação de saúde grave, com infecções agudas, com febre acima de 38 graus, pacientes com deficiências imunológicas, além daquelas que apresentaram qualquer reação forte à vacina em campanhas anteriores. “Na dúvida, os pais devem consultar o profissional de saúde que esteja lá no posto de vacinação”, explicou.

Além da vacina contra a Paralisia Infantil, as crianças que forem às UBSs (postos de saúde) no próximo sábado, vão poder colocar em dia a sua caderneta de vacinação. Estarão disponíveis vacinas como Tetravalente, a Tríplice Viral e da Hepatite. Nesta etapa da campanha contra a Poliomielite, dez postos de vacinação fixos vão funcionar no município das 8h às 17h. A segunda etapa será realizada no dia 13 de agosto.


A DOENÇA - A Poliomielite é uma doença infecciosa causada por vírus e que pode causar paralisia. No Brasil, a doença está erradicada, mas o vírus circula pela África e Ásia. Assim, o risco ainda persiste, já que algumas pessoas ao viajar para essas regiões e voltar para as Américas, podem trazer o vírus consigo. Por isso é que as crianças precisam estar vacinadas para que, ao circular um vírus desse tipo novamente no País, as crianças estejam totalmente protegidas.

Este é o 32º ano de Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite, 22º ano sem a doença no país. Atualmente esta estratégia tem como objetivo garantir a não reintrodução da doença no território brasileiro. No cenário global atual, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que 22 países ainda registram casos de Poliomielite, sendo quatro desses endêmicos: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão e os demais restabeleceram a transmissão devido à importação de casos da doença, sendo eles a República Democrática do Congo, Chade, Angola, Côte d’Ivoire, Mali, Congo, Niger, Gabão, Uganda, Federação Russa, Liberia, Nepal, Kazaquistão, Tajiquistão, Turcomenistão, Senegal, Mauritânia, e Serra Leoa.

Em 2010 foram registrados 1.292 casos, sendo 232 (17,95%) nos países endêmicos e 1060 (82,05%) nos países não endêmicos. Segundo dados da OMS, as campanhas de vacinação contra a Poliomielite serão realizadas, este ano, em 44 países.

SERVIÇO – Unidades Básicas de Saúde onde estarão sendo aplicadas as vacinas: Centro de Saúde Dr. Oscar Dantas (Centro); Danton Novaes (Jardim Primavera); Dr. Waldyr Cunha (Vila Independência); Caic Pedro Baggio (Conjunto União); Dr. Agenor do Nascimento (Vila São Pedro); Dr. Carlos Alberto Albino (Conjunto Vitor Dantas); Dr. José Ramos Filho (Jardim Panorama); João Batista Chaves (Jardim Progresso); Luiz Del Tedesco (Vila Santa Terezinha); e Antônio Zarpelon (Congonhas).

Os pais e responsáveis devem levar as crianças menores de cinco anos para tomar a primeira dose da vacina contra a Poliomielite das 8 às 17 horas, munidos da carteira de vacinação. Além do atendimento nas UBSs mencionadas, haverá equipes volantes no Calçadão (somente no período da manhã) e em alguns supermercados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS