João Lima institui Semana Municipal de Valorização do Educador
O prefeito em exercício de Cornélio Procópio criou a lei para valorizar os profissionais da área da educação, que em sua opinião deve ser prioridade em qualquer administração pública
“A valorização do profissional de educação deve ser encarada como uma das prioridades maiores dos poderes constituídos. A Semana Municipal de Valorização do Educador visa tão somente dedicar um pequeno período do ano à valorização, capacitação e melhoria das condições intelectuais e pessoais dos nossos educadores. Durante esse período, a sociedade não pode se furtar a homenagear essa categoria profissional que é responsável pela construção de um futuro melhor para nosso município, estado e País”, ressaltou o prefeito em exercício de Cornélio Procópio, João Lima que criou no município uma semana para exaltar a importância dos educadores.
A Semana Municipal de Valorização do Educador de Cornélio Procópio terá início no dia 15 de outubro, data dedicada ao dia dos professores no Brasil. De acordo com a lei 691/11, assinada por João Lima, durante a semana dedicada ao educador, várias ações serão efetivadas para valorizar a mais nobre das missões, que é a de ensinar. “A nossa intenção ao criar essa lei é fazer com que autoridades, alunos, comunidade e o próprio educador se atentem para a grande importância desses profissionais e o que fazer para melhorar suas condições de trabalho”, assegurou Lima.
De acordo com a lei, durante essa semana, a Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com as escolas, sindicatos, Associações de Pais e Mestres, Conselhos Municipais e Estaduais irão promover atividades de capacitação dos profissionais da educação, ciclos de debates, campanhas de divulgação sobre a importância do educador, além de programações artísticas e culturais.
Na prática – Além da instituição da Semana Municipal de Valorização do Educador, a atual gestão já realizou várias ações para melhorar as condições de trabalho e de vida dos educadores, como
Ações realizadas na Educação do Município de Cornélio Procópio
- Democratização da Educação: a hora, a vez e a voz do profissional junto ao Departamento Municipal de Educação;
- Liberdade na escolha da equipe pedagógica pelas diretoras;
- Critérios transparentes nas ações que envolvem a vida profissional dos funcionários do Departamento de Educação, tais como: substituições, transferências, licenças, entre outras.
- Respeito ao estatuto dos funcionários públicos municipais;
- Capacitação aos profissionais da educação, por área de atuação: professores alfabetizadores, professores de outras séries, recreadoras, diretoras, orientadoras, supervisoras, professoras da sala de recursos e classe especial, com profissionais de gabarito nacional e internacional;
- Aquisição de material pedagógico para todas as escolas;
- Aquisição de livros de literatura para os alunos, para as bibliotecas das escolas e para a biblioteca do professor, num total de 7 mil exemplares, incluindo coleção de livros de historinhas para Educação Infantil;
- Aquisição de equipamentos (DVD, TV, “Mesa Alfabeto”, ventiladores, mesas, etc.), para a Biblioteca do Professor e atualização do acervo bibliográfico;
- Atendimento às necessidades do dia-a-dia, tais como: material escolar, material de expediente, material de limpeza e outros, para as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs);
- Assinaturas de revistas e jornais como apoio aos profissionais no processo ensino-aprendizagem, para todas as escolas e CMEIs;
- Apoio aos professores, quando o número de alunos excede o estipulado, por série tais como: estagiárias, professora piloto e outros;
- Implantação do Ensino de nove anos, de maneira gradativa e “tranqüila”;
- Gestão participativa na elaboração, execução e avaliação das ações;
- Aquisição de volumes de livros teóricos e práticos, relacionados a temas atuais da educação.
- Readequação dos CMEIS, em consonância com a legislação em vigor;
- Capacitação às coordenadoras e estagiárias dos CMEIs;
- Abertura de salas de Educação Infantil, em dez escolas;
- Contratação de profissional psicóloga e fonoaudióloga para atendimento específico na educação especial;
- Critérios para escolha de professores, quando da abertura de programa novo, na área da Educação Especial;
- Material psicológico atualizado pelo Departamento de Educação (atendimento na Educação Especial);
- Atendimento permanente à Visiaudio no transporte, compra de um audiômetro, material permanente de consumo e apoio pedagógico;
- Abertura de programas da Educação Especial;
- Elaboração de Projetos Educacionais enviados ao FNDE, porém, sem retorno, embora tenhamos buscado por várias vezes;
- Ampliação do quadro de atendimento da Educação Especial;
- Implementação e abertura de novas turmas da EJA;
- Apoio especializado em programa itinerante à EJA;
- Capacitação para professores, com profissionais de fora;
- Palestras pedagógicas e motivacionais para os profissionais da educação;
- Cursos de capacitação docente via satélite;
– Oficinas para trocas de experiências e grupos de estudos para todas as séries;
- Participação em concursos com premiação na esfera municipal, estadual e nacional;
– Ações diversas voltadas para a comunidade tais como: o projeto de leitura mostra cultural e mostra pedagógica, atividades esportivas para os pais dos nossos alunos;
- Palestras para as famílias dos alunos da rede municipal de educação, abordando temas sobre relaciomentos entre pais e filhos;
– Implantação do projeto ”Escola em Tempo Integral”, em 3 escolas, atendendo um total de 600 alunos;
- Adequação do número de alunos por sala, favorecendo as condições de trabalho nas escolas;
- Melhoria na estrutura física da SEMED, favorecendo o acesso dos profissionais em reunião, palestras, cursos, oficinas, entre outras atividades;
- Parceria com outras Secretarias no atendimento das ações destas, tais como SEMESP, Saúde e Ação Social.
- Abertura oficial do CMEI “Maria Fernandes de Jesus” com mobiliário e material pedagógico adequado e quadro de funcionários qualificados.
- Parceria com outros organismos, em ações, que enriqueçam a qualidade do ensino tais como SESC, UTFPR, FAFICOP;
- Implantação em 07 escolas, o projeto “Ampliando a Jornada Escolar”, onde se trabalham no contraturno atividades físicas e cognitivas;
– Dobra de padrão das Diretoras eleitas, isto é, a Diretora com apenas um padrão de 20 horas, receberá por 40 horas, trabalhando em tempo integral, e ainda terá uma gratificação pela função de direção, assim, também, a orientadora e a supervisora;
- Contratação do professor de Educação Infantil, através de concurso público;
- Aquisição de material pedagógico específico da Educação Infantil;
- Implantação do Projeto de Língua Estrangeira (Inglês);
- Contratação de professores de Educação Física, através de concurso público;
- Curso de capacitação para todos os professores da rede “Pró-Letramento”;
- Oficina de “Gêneros Textuais na Alfabetização”, para os professores do 1º, 2º e 3º anos;
- Hora atividade de 20% da carga horária de padrão;
- Supervisão na SEED para as professoras que atendem alunos com deficiência intelectual, deficiência visual, deficiência auditiva e transtorno global do desenvolvimento;
- Contratação de estagiário de psicologia para trabalhar no “Projeto Inter-ação;
- Implantação do projeto “Escola em Tempo Integral” em sete escolas;
- Reelaboração do “Projeto Político Pedagógico”;
- Elaboração do “Programa de Ação Articulada” (PAR);
- Aquisição de cinco salas de Recursos Multifuncionais cedidos pelo MEC;
- Capacitação sobre método da Boquinhas;
- I Seminário Municipal de Avaliação do Processo de Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação Básica;
- II Projeto Artístico: Inclusão de Talentos;
- Grupo de Estudo sobre Adaptações Curriculares na Sala Regular para Alunos com de Deficiência Intelectual;
- Oficinas com professores do Programa de Educação Especial;
- Atendimento diferenciado para alunos de 3ª e 4ª séries com dificuldade de aprendizagem com professores especializados e nº reduzido de alunos por turma;
- Parceria com o Departamento de Saúde para agilizar o agendamento de consulta e exames para os alunos da rede;
- Estudo de Caso de alunos com dificuldade de aprendizagem, envolvendo família, equipe técnico pedagógico da escola e se necessário o aluno;
- Parceria com Conselho Tutelar e Promotoria Pública;
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