Presidente do CREA-PR e prefeito de Cornélio discutem implantação dos programas Casa Fácil e Campo Fácil

Joel Krüger e Frederico Alves reúnem-se neste sábado (27), na UTFPR. Estudos de desenvolvimento para o município também serão debatidos

Em reunião com presidente do CREA-PR, prefeito de Cornélio deve avalizar implantação dos programas Casa Fácil e Campo Fácil para 2014

Neste sábado, dia 27 de julho, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - CREA-PR, engenheiro civil Joel Krüger, estará em Cornélio Procópio.

A programação de Joel Krüger na cidade inclui uma reunião com o prefeito Frederico Alves e o vereador Luiz Carlos Amâncio, agendada para às 11h, na UTFPR. Na pauta será discutida a provável implantação do Casa Fácil e Campo Fácil, que são programas elaborados pelo CREA-PR.

O Casa Fácil tem por objetivo oferecer à população carente serviços de assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social. Por meio desse convênio é garantido acompanhamento técnico durante a obra, documentação legal e pagamento de taxas reduzidas ao CREA. Para ter acesso ao Casa Fácil, a renda familiar deve ser de até trás salários mínimos e o beneficiado deve comprovar a posse do terreno.A obra deve ter até 70 m2.

Já o Programa Campo Fácil pretende atender de forma gratuita pequenos produtores rurais, prestando serviços agronômicos na elaboração de projetos e orientação técnica nas propriedades.

O vereador Luiz Amancio, que também é funcionário da inspetoria do CREA em Cornélio Procópio , é o autor das duas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que preveem a implantação dos Campo Fácil e do Casa Fácil no orçamento de 2014 do município.

O investimento necessário, segundo Amâncio, é de R$ 50 mil por ano para cada programa. Conforme o vereador, o prefeito Frederico Alves já mostrou-se favorável a implantação dos programas. O projeto da LDO, com todas as emendas feitas pelos vereadores, está sendo analisado pelo prefeito.

Estudos de desenvolvimento
Na reunião com o prefeito Frederico Alves, o presidente do CREA também pretende debater os desafios e as iniciativas para a implantação dos Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDM’s) propostos pelo Conselho ao município.

O gerente regional do CREA, engenheiro eletricista Edgar Tsuzuki, lembra que os EBDM’s foram desenvolvidos no ano passado dentro do programa Agenda Parlamentar do CREA e apresentados a todos os então candidatos a prefeitos das seis cidades da região onde o Conselho tem inspetorias ( Santo Antonio da Platina, Ibaiti, Jacarezinho, Bandeirantes, Cornélio Procópio e Londrina), além de Cambará. “São estudos focados no desenvolvimento dos municípios, com objetivo de propor a implementação de políticas públicas com foco nas áreas de engenharia, agronomia e geociências”, explica Tsuzuki.

Para Cornélio Procópio foram apresentados EBDM’s, elaborados pela Associação dos Engenheiros Agrônomos (AEA-CP) e Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Cornélio Procópio (APEA-CP). Os estudos propõem:
1) Oferecer produtos orgânicos na merenda escolar e, consequentemente, incentivar os produtores da região a lançarem um olhar diferente para este mercado;
2) A manutenção e conservação das estradas rurais;
3) A estruturação da Secretaria Municipal de Agricultura;
4) Traçar um plano de substituição e arborização urbana.

“Na reunião com o prefeito Fred, o presidente Joel Krüger vai reforçar a compromisso do CREA em colaborar para que essas propostas apresentadas nos EBDM’s possam ser de fato colocadas em prática e sua importância para a comunidade como um todo”, destaca o gerente regional do Conselho, EdgarTsuzuki.

Reunião do Colégio de Entidades Regionais

Na manhã deste sábado, antes do encontro com o prefeito, Joel Krüger participa da reunião do Colégio de Entidades Regionais (CDER) do CREA-PR, que vai reunir seus os oito coordenadores que representam mais de 90 entidades de classe em todo o Paraná. A reunião também acontece em sala da UTFPR, com início às 8h30, e será conduzida pelo gerente da Assessoria de Apoio às Entidades de Classe, administrador Claudemir Marcos Prattes.

O CDER é presidido por Joel Krüger e foi criado em 2012 visando o fortalecimento das relações entre as entidades de classe e o CREA. Todas as propostas feitas pelos membros do Colégio são protocoladas no Conselho e devidamente acompanhadas, podendo ser deferidas ou indeferidas.

Por Cristina Luchini/Regional Londrina"

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS