SAÚDE

Municípios da região lançam Frente Parlamentar da Saúde

Francisco Vieira Filho, Rodrigo Rocha e Edimar Santos
Vereadores e representantes de 21 municípios da área de abrangência da 18ª Regional da Saúde de Cornélio Procópio se mobilizam para a criação da Frente Parlamentar Regional da Saúde.
O lançamento da nova estrutura acontece em 9 de agosto, às 15h30, no auditório da 18ª Regional, em Cornélio Procópio, comenta o diretor Edimar Santos.
Segundo ele, a Frente Parlamentar terá a participação de 3 vereadores por cidade (das 21 da região), presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde e demais pessoas e entidades ligadas à saúde. Sua atribuição será também a ampliação do controle social dos usuários e ter maior presença nos municípios e também na Regional de Saúde.
Edimar Santos explicar ainda que a Frente Parlamentar pretende esclarecer aos usuários o que realmente o SUS (Serviço Único de Saúde) oferece. Segundo ele, além da questão de planejamento, muitas vezes os usuários se deparam com a demora no atendimento por não saber de seus direitos, desconhecendo aonde ir e a quem recorrer.
Com apoio da Regional, a nova instância teria então a atribuição de atuar naquela direção, uma vez que até conselheiros municipais de saúde – estando na condição de presidente -, não conhecem a força de decorrente de seu cargo, não sabendo muitas vezes o que precisa fiscalizar  e aquilo necessita realmente atender aos usuários do SUS.
O diretor Edimar Santos relata ainda que a Frente Parlamentar terá também a incumbência de mobilizar senadores, deputados, secretaria estadual de Saúde (contando já com apoio do titular Michele Caputo Neto), dirigentes municipais, vereadores, presidentes dos conselhos, secretários e agendadores, de forma a “ter o fortalecimento para diagnosticar os problemas e  buscar soluções eficazes e rápidas para a saúde da nossa Regional”.
Nesta sexta-feira, 26 de julho, o diretor 18ª Regional da Saúde de Cornélio Procópio, Edimar Santos, participou de reunião com o ex-deputado estadual Geraldo Cartário e com o diretor clínico do Hospital Pró-Vida, Francisco Vieira Filho, durante almoço no Restaurante Furucho, em Assaí.  Também estiveram presentes Rodrigo Rocha e o ex-vereador e advogado Januário Silvério de Souza. Blog revelia.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS