SINDIRURAL PROMOVE CURSO PARA TRABALHADORES DE CORNÉLIO PROCÓPIO NA OPERAÇÃO E NA MANUTENÇÃO DE MOTOSSERRA

          


Na segunda quinzena de julho, o Sindicato dos Produtores Rurais de Cornélio Procópio (Sindirural) promoveu um curso para trabalhadores de Cornélio na operação e na manutenção de motosserra. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR), o curso, que teve uma carga de 40 horas, objetivou empregar técnicas corretas de operação de motosserra no corte polivalente de árvores.
Conforme explica o engenheiro agrônomo e instrutor do Senar/PR, Roosevelt Mendes Ferreira, o curso tem como finalidade mostrar ao trabalhador rural como proceder na manutenção correta da máquina e seu devido manuseio, evitando riscos de acidente "Se você não conhece a técnica correta não há a possibilidade de aplicar isso no dia a dia do campo. Uma motosserra com afiação incorreta, por exemplo, aumenta o risco de acidentes", lembrou o instrutor.
Outro aspecto trabalhado durante o curso é o uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual) destinado a proteger a integridade física do trabalhador durante a atividade de trabalho, neutralizando ou atenuando um possível agente agressivo, contra o corpo do trabalhador que o usa. No caso da motosserra, os equipamentos obrigatórios são coturno com biqueira de aço, proteção do metatarso (peito do pé), calça ante corte, luvas e capacete com viseira e abafador. "Estes equipamentos evitam lesões ou minimizam a sua gravidade em casos de acidentes ou exposições a riscos, e também podem nos proteger contra efeitos de substâncias tóxicas, alérgicas ou agressivas, que podem causar as chamadas doenças ocupacionais", explicou.
O respeito ao meio ambiente também é destaque do curso. Apesar de o equipamento ser visto como um símbolo da destruição, a motosserra, se usada com responsabilidade, beneficia o homem sem prejudicar o meio ambiente. "O problema de quem não sabe usar a motosserra está no erro do corte. Quando um profissional sabe usar essa ferramenta, ele corta a árvore conforme a necessidade da utilização, e é isso que buscamos salientar durante o curso", frisou o agrônomo Roosevelt.
Os temas trabalhadores durante o curso foram as normas de segurança, apresentação dos equipamentos de segurança e ferramentas de trabalho, instrução sobre motosserra profissional (detalhes do funcionamento), demonstração geral de corte, afiação e amaciamento da corrente, manutenção diária, semanal e quinzenal, traçamento (sensibilidade de corte na ponta do sabre), derrubada e desgalhamento de árvores, técnicas e cortes especiais e a prática de corte de árvores.
Laiz Auriglietti/ Assessoria de Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS