O Facebook está criando uma internet dentro da internet e isso é péssimo para nós.
Quando digo que estamos transformando o Facebook em uma internet
dentro da internet, não estou querendo ser exagerado ou usar uma frase
de efeito, isso tudo é verdade. Nas últimas quase duas décadas, vi a
internet ter as mais diversas formas. Dos bate papos do UOL, passando
pela internet discada, Orkut e Assustador (só quem conheceu o Assustador
sabe que a Deep Web é brincadeira de criança). Depois de tudo isso,
acho que tenho quilometragem para dizer: Nunca vi um fenômeno como o
Facebook.
O evento termina hoje, mas tio Zuck subiu ao palco ontem e apresentou novidades (mudanças) significativas para o nosso cotidiano.
Os bots no Messenger: O fim do SAC 2.0?
Sabe aquele banco digital que responde dúvidas via Facebook? Ele tem um batalhão de atendentes, que são verdadeiros robozinhos humanos. Mas e se eu pudesse reduzir esse time pela metade e substituir salários, FGTS, etc. por um bot (robô)? Aqui está a solução.Quer saber o status da compra feita no e-commerce? Pergunte ao bot. Não gostou da resposta dada pela inteligência artificial, aí sim você pode ser redirecionado para um atendente.
Quer perguntar o horário de funcionamento do seu restaurante preferido ou qual o horário da palestra X em um evento? Dê um oi para o bot. Não estou sendo alarmista, estou sendo simplista. Já penso em formas de como aplicar esses bots para clientes da Citrus e, assim, facilitar grande parte das dúvidas do SAC 2.0. E os atendentes que perderão o emprego? O fluxo é o mesmo que ocorreu nas linhas de montagens automotivas.
Messenger Ads: O novo SMS
Em 2010, o artigo 54 do Código de Defesa do Consumidor foi alterado para que fosse proibido o envio de SMS sem autorização. Isso nos evitou de receber um turbilhão de mensagens no celular.Mas como fazemos esse controle em um ambiente fechado, de propriedade de uma empresa e fornecido gratuitamente? É isso que teremos que pensar quando começarmos a receber “mensagens patrocinadas” no Messenger do Facebook. Este foi outro anúncio feito pela empresa, que achou um jeito de rentabilizar até as mensagens instantâneas.
Assim como outros anúncios, David Marcus, chefe da divisão Messenger, prometeu um botão de bloqueio e para silenciar as marcas mais “engajadas”.
Monitoramento de vídeos piratas
Esta é uma funcionalidade que faltava no Facebook e vai rivalizar diretamente com o Youtube. Agora as marcas/pessoas donas de direitos autorais poderão bloquear vídeos compartilhados fora da sua conta.Usou um vídeo sem autorização, bye bye conteúdo. A nova ferramenta é, em partes para não deixar que o Facebook vire um VK (a rede social russa tem filmes piratas inteiros publicados como se fossem vídeos pessoais), mas também para monetizar os futuros vídeos – sim, mais ainda! O tio Zuck é faminto por verdinhas.
Avatar animado, favoritos e citações
Outras funcionalidades foram apresentadas no primeiro dia da F8, mas, sinceramente, não são nada demais. Vou resumir tudo em um parágrafo.Agora os avatares animados serão mais fáceis de serem usados e em breve deve ser liberado para toda a plataforma. Além do like, agora o Facebook terá um plugin para que as páginas possam ser salvas na sua conta, algo como uma grande pasta de favoritos (já existente na plataforma).
Por último, outro plugin para sites, agora dá para selecionar parte de um texto e publicar na rede. Algo que já existia para o Twitter, uma API de citações.
Em resumo, é isso! Já transformamos as fanpages em sites institucionais, entregamos nossas preferências de mão beijada e publicamos conteúdo gratuito. Bem-vindo ao Facebook.
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