ATIVIDADE PARLAMENTAR: DEPUTADO FEDERAL ALEX CANZIANI

Enap e Cindepar assinam acordo de cooperação técnica
 
Assinatura do acordo Enap/Cindepar, em Brasília
Parceria é inédita e pode qualificar o trabalho e as ações realizadas pelo consórcio que integra municípios paranaenses.

Representantes da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que tem sede em Brasília, e do Consórcio Público Intermunicipal de Inovação e Desenvolvimento do Estado do Paraná (Cindepar) assinaram acordo especial, na capital federal, para promover o intercâmbio de informações e cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural, visando à capacitação e ao aperfeiçoamento de servidores e dirigentes municipais.

"Estamos implantando um novo pilar de atuação do consórcio, que é capacitar novos gestores. Isto vai agregar muito na nossa região e no Paraná”, explica o deputado federal Alex Canziani (PTB), idealizador do consórcio, que começou a operar há quatro anos inicialmente como um instrumento voltado exclusivamente para a pavimentação asfáltica de pequenos municípios. “A ideia é fazer três ou quatro polos, começando por Londrina, usando a estrutura da rede de escolas federais e também das municipais. Quanto mais a gente puder capacitar nossos servidores, mais a gente consegue viabilizar políticas públicas. Queremos choque de gestão para nossos secretários municipais e prefeitos."

Canziani ressaltou a qualidade dos cursos da Enap. “A formação de qualidade dos gestores municipais e um planejamento efetivo é o que permite um salto de qualidade na prestação dos serviços públicos, que impactam diretamente a vida do cidadão”, enfatizou.

A Enap é uma escola de governo vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão que oferece formação e aperfeiçoamento em Administração Pública. Na abertura do encontro, que culminou com a assinatura do contrato, o presidente da Enap, Francisco Gaetani, frisou que a Escola passou por recente alteração estatutária para possibilitar uma atuação mais próxima dos municípios. “Muitas iniciativas demandam experimentação e, nesse sentido, a parceria com o Cindepar será pioneira”. E propôs: “seria interessante que nos orientassem quanto às prioridades municipais, problemas críticos e lacunas de capacitação. Precisamos que sejam proativos nessa depuração para organizarmos uma oferta estruturada”.

Já o presidente do Cindepar, Arquimedes Ziroldo, o “Bega”, destacou a importância de se oferecer serviços de qualidade gastando menos. “Na prefeitura de Astorga reduzimos significativamente custos com a implantação de melhores processos na área de licitações e tivemos um ganho de escala na aquisição de bens e serviços. Nesse contexto, é preciso investir na capacitação dos pregoeiros, que apresenta retorno rápido para o município”, salientou.

O diretor de Educação Continuada da Enap, Paulo Marques, por sua vez, disse que é importante haver capacitação também no nível estratégico para os secretários de administração. Vamos construir o plano de trabalho conjuntamente, buscando aproveitar os espaços dos institutos federais e das escolas de governo já existentes na região, ampliando o alcance dos nossos cursos aos servidores municipais”.

Segundo o coordenador dos cursos de capacitação da escola de gestores da Cindepar, Luciano Rudnik, já é grande o número de municípios que integram o consórcio. “A forte adesão é uma vantagem muito grande, que torna a participação mais efetiva na formulação das demandas e sugestões de capacitação, bem como um significativo engajamento. Temos que promover a capacitação para superar os desafios atuais”, afirmou.

CINDEPAR – Criado em 2013 por sugestão de Canziani - na época denominava-se Cindast -, o Cindepar surgiu para atender às demandas de pavimentação asfáltica nos municípios da região de Astorga, no Norte do Paraná. Sob o comando do então prefeito da cidade, Arquimedes Ziroldo, o consórcio adquiriu usinas automotivas de pavimentação e implantou centenas de milhares de metros quadrados de asfalto em cinquenta cidades da região. Atualmente o consórcio é composto por 122 municípios paranaenses. Assessoria de Imprensa do deputado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORONA VÍRUS